Companhia das Letras
As núpcias de Cadmo e Harmonia foram a última ocasião em que os deuses sentaram-se à mesa para festejar junto com os homens. O que aconteceu antes disso constitui a imensa árvore do mito grego, em parte recriada neste livro, mescla fecunda de ensaio e ficção.
Leia +
Companhia das Letras
Publicado em 1963, este livro traz a marca da escola em que o autor se formou: o neo-realismo. O protagonista é um operário sonhador que não tem olhos adequados para semáforos, cartazes ou vitrines, signos da vida urbana e da sociedade de consumo. Marcovaldo se entretém com os minúsculos indícios do mundo natural.
Leia +
Companhia das Letras
Três narrativas póstumas em que o escritor italiano transita com naturalidade entre os registros realista e fantástico, comprovando sua versatilidade em construir universos tão surpreendentes quanto verossímeis. Um tríptico dedicado às relações entre olfato, paladar e audição e linguagem e realidade.
Leia +
Companhia das Letras
Ensaios sobre as metáforas da reflexão e a poética do pensamento de autores como Nietzsche, Adorno, Céline, Flaubert e Stendhal decifram o diálogo secreto dos autores com suas obras e revelam chaves ocultas dos processos de criação e especulação.
Leia +
Companhia das Letras
No final do século XVIII, três homens apaixonados pela mesma mulher revelam um mundo de decadência e horror, carregado de visões mágicas, povoado por estranhos filhos da natureza e por seres que não são o que aparentam.
Leia +
Companhia das Letras
Romance de guerra sobre um bando de judeus que se desgarra do Exército russo. Na luta da resistência, guerrilheiros acuados pelas privações e pela morte, são no entanto retratados com um fio sutil de humor.
Leia +
Companhia das Letras
Romance em que Calvino une as preocupações da vanguarda literária à fluência de um bom romance tradicional, fazendo ao mesmo tempo metalinguaem e narrando histórias de amor, suspense, erotismo, guerra, etc.
Leia +
Companhia das Letrinhas
Na divertida linguagem de Calvino, nas saborosas ilustrações de Susanne Janssen e na primorosa tradução de Nilson Moulin, uma fábula para as crianças e os adultos se deliciarem.
Leia +
Companhia de Bolso
Paródia dos romances de cavalaria, a história do cavaleiro inexistente da corte de Carlos Magno. Cercado por um exército quixotesco, ele luta pela causa da cristandade, defende avidamente sua reputação e faz questão de manter a armadura sempre limpa. Mesmo sabendo que dentro dela não há ninguém.
Leia +
Companhia de Bolso
Em 1954, o editor italiano Einaudi decidiu publicar uma antologia de fábulas italianas que pudesse ser comparada às coletâneas francesa e alemã de Perrault e dos irmãos Grimm. Encomendou a tarefa de escolher e transcrever os contos a um escritor jovem, mas de grande reputação: Italo Calvino.
Leia +
Companhia de Bolso
Coletânea de artigos sobre mais de trinta expoentes da melhor tradição ocidental: Voltaire, Balzac, Stendhal, Flaubert, Dickens, Tolstoi, Borges, Montale, Homero, Ovídio...
Leia +
Companhia de Bolso
Revoltado com o comportamento dos pais, o filho primogênito do barão de Rondó decide subir às árvores e ficar lá em cima para sempre. "Aquele que pretende observar bem a terra deve manter a necessária distância", justifica o protagonista deste romance ágil e de humor sofisticado.
Leia +
Companhia de Bolso
A impagável alegoria de um visconde que, em guerra, é dividido ao meio por uma bala de canhão. As duas metades - uma, malvada ao extremo; a outra, boa até o fastio - voltam a seus domínios para atormentar os súditos.
Leia +
Companhia de Bolso
Uma nova interpretação dos encontros noturnos em que se celebravam banquetes, orgias sexuais e cerimônias antropofágicas.
Leia +
Companhia de Bolso
Edição de bolso traz trilogia clássica de Italo Calvino, um dos maiores autores do século XX.
Leia +