Home | Erich Samuel Auerbach

Erich Samuel Auerbach

Nasceu em 1892 na Alemanha, em uma família burguesa de origem judia. Estudou Direito em Heidelberg e, em 1914, ingressou no curso de Filologia Românica em Berlim. Em 1921, defendeu sua tese de doutoramento sobre a técnica da novela no Renascimento francês e italiano.
Em 1923, começou a trabalhar na Biblioteca Estatal Prussiana, em Berlim, e seis anos depois tornou-se professor de Filologia Românica na Universidade de Marburg. É deste período um de seus estudos mais importantes, Dante, poeta do mundo secular. Em 1935, durante o regime nazista na Alemanha, foi demitido do cargo em Marburg. Exilado, passou a lecionar na Universidade de Istambul.
Foi na Turquia, durante a Segunda Guerra Mundial, que escreveu a coletânea de ensaios Mimesis, a representação da realidade na literatura ocidental (1946), considerada uma das mais importantes obras de crítica literária do século XX.
Ao final da Segunda Guerra, emigrou para a América. Nos Estados Unidos, foi professor da Universidade da Pensilvânia, pesquisador em Princeton e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade Yale. Faleceu, em New Haven, Connecticut, em outubro de 1957.

GÊNEROS ABORDADOS PELO Colaborador