Dia das Mães? Confira dicas das livreiras para celebrar a data
Mãe de criança pequena, de criança maior, de adolescente. Mãe que trabalha, mãe queestá sobrecarregada... tem livro para mães de todo tipo! Confira as nossas dicas
“A voz de uma passarinho me recita”, escreveu Manoel de Barros.
Se, para os adultos, o ideal da vida no campo é sinônimo de tranquilidade, menos poluição e uma horta para chamar de sua, para as crianças o maior atrativo são - sem dúvida! - os animais. Vacas, carneiros, bezerros, cavalos, galinhas, porcos - todos despertam a curiosidade dos pequenos. Seja pelos sons, pelas penas, pelos cascos, pela crina… Pelo que comem, pela forma como se movimentam, pelos sons que fazem.
O coelho Bibo vai ao sítio e se diverte com os animais...
Mesmo vivendo nas cidades, as crianças aprendem a nomear os bichos que moram na fazenda muito cedo - graças às histórias e às cantigas que os apresentam. Para contribuir com esse repertório, selecionamos alguns livros em que os animais da fazenda são presença garantida - sendo protagonistas ou não! Confira:
“Quem está aí?” A brincadeira deste livro é levantar as abas para descobrir quem é o que faz cada animal que se esconde… Um jeito divertido de trazer as adivinhas para a leitura - e de apresentar vários animais às crianças.
Um dia qualquer na fazenda, mesmo sem grandes acontecimentos, pode revelar imensas pequenas alegrias. Os pássaros cantando ao raiar do dia. A colheita de ovos fresquinhos. O cuidado com a horta. Esse é o espírito desta história cheia de pequenas delicadezas que são possíveis apenas no contato com a terra e os animais!
O Grúfalo - que de animal de fazenda não tem nada - talvez seja o personagem mais famoso da dupla que assina este livro. Mas essa história, que acontece em uma casa de fazenda, foi a primeira que eles escreveram. “Nesta casa quase não há espaço, velho sábio, não sei o que faço”, reclama a dona da fazenda, espremida em um cômodo miúdo. A solução que ele apresenta é simples: basta colocar os animais todos para dentro. Quando eles saírem, a casa parecerá imensa!
Com muitas cores, texturas e interações, este é um livro ideal para os leitores bem pequenininhos. Nele, acompanhamos o gatinho Dudu, que percorre a fazenda com sua bicicleta - e a cada página vai revelando outros bichos.
O coelhinho Bibo vai passar uma temporada no sítio com seus avós. E faz por lá tudo o que tem direito: cuida da horta, passeia de charrete, come bolo de vó quentinho… e, claro, encontra vários bichos da fazenda pelo caminho.

Os animais dormem na fazenda: a vaca, o carneiro, o gato, a porca e seus porquinhos… e o cachorro. Tudo vai bem até que o cachorro começa a roncar e atrapalha o sono de todo mundo!
A ovelha desta história poderia ser uma ovelha como outra qualquer, mas não era. Tudo por conta de um detalhe: uma de suas orelhas era verde-limão!

O cão Noé não para um minuto. Ele é o fazendeiro e sempre tem muitas, muitas coisas a fazer: tirar leite, cuidar da roça, dirigir o trator… ainda bem que ele pode contar com a ajuda dos pequenos leitores, que vão movimentando as abas para auxiliar Noé em suas tarefas!
LEIA MAIS: 5 curiosidades que seu filho vai adorar saber sobre caracois
Mãe de criança pequena, de criança maior, de adolescente. Mãe que trabalha, mãe queestá sobrecarregada... tem livro para mães de todo tipo! Confira as nossas dicas
Com o tema 'Educação literária: reflexões sobre escola e sociedade', a edição deste ano contemplou as pautas dos educadores com 7 debates fundamentais para celebrar a relação entre livro e escola na sociedade de hoje
A autora conversou com o Blog Letrinhas sobre os contos acumulativos que viraram sua assinatura, seus últimos lançamentos e sua passagem pelo Brasil