Livraria: o lugar mágico que abriga todas as histórias

03/12/2025

A Companhia das Letras acaba de lançar a campanha “Todas as histórias cabem aqui”, como um convite para crianças e suas famílias visitarem livrarias físicas, incentivando a formação de novos leitores e de frequentadores desses espaços. Até o final do mês de dezembro, 200 livrarias espalhadas pelo Brasil vão oferecer descontos especiais em títulos selecionados dos quatro selos infantis da Companhia das Letras - Companhia das Letrinhas, Brinque-Book, Pequena Zahar e Escalarte - em todas as lojas participantes, além de brindes exclusivos. Você pode conferir aqui todas as livrarias que vão participar da campanha.

 

Campanha

O movimento das livrarias de rua atual têm mexido muito com a ideia que se tem de como é o ecossistema do mundo editorial. Mostra como é saudável que tenhamos espaços diferentes para aquisições de livros e como isso é um direito de cada cidadão. Mas, caso você ainda não esteja convencido, fizemos uma lista com motivos para você - e seus filhos - visitarem uma livraria já! Confira. 

10 razões que explicam por que visitar livrarias é tão incrível - e o quão importante é você lutar para que elas existam

As livrarias são como portais para um mundo mágico. E cada livro nos transporta para realidades diferentes. São espaços onde o tempo não é marcado pelos ponteiros do relógio, mas pela virada das páginas. Reinos onde há licença para imaginar outros universos e se descolar da realidade sem precisar pedir licença. 

Imagine as memórias que uma livraria é capaz de construir. De certo, suas lembranças mais especiais de infância são do dia a dia em casa ou de passeios e viagens que quebravam a rotina. Mas pense na segunda opção, quantas histórias ficaram na memória por conta do que elas trouxeram de novidade! Livrarias são opções acessíveis para proporcionar às crianças experiências surpreendentes que podem ficar marcadas para sempre. São espaços propícios para deixar o celular de lado e compartilhar com as crianças expedições a mundos fantásticos… E nem precisa preparar as malas para isso.

O hábitat natural de todo o leitor é a livraria. Cheiro de livro. Cantinhos para ler em paz. A possibilidade de folhear volumes e volumes sem ter que ir até o fim. Suspirar - e desejar - levar muitos títulos para casa só pela capa. Se você se identificou com qualquer um desses itens, há um sério risco de você se sentir em casa em uma livraria.

Há livrarias pensadas especialmente para crianças. E isso é incrível. Na grande maioria das vezes, são espaços em que a criança pode circular, ter acesso às obras, folheá-las, explorar cada detalhe livremente, no seu próprio ritmo. Esse tipo de experiência fortalece a formação de novos leitores na medida em que ajuda a criar intimidade com os livros, apresentando-os como objetos acessíveis e não intocáveis. Muitas livrarias ainda criam espaços realmente mágicos para os pequenos, onde eles podem embalar suas próprias aquisições ou brincar com bonecos encenando as histórias. 

Frequentar livrarias é uma oportunidade de criar comunidade. Afinal, todo mundo que está ali tem algo em comum… o amor pelos livros! Especialmente para as famílias, é uma oportunidade de trocar com outros pais, de possibilitar o convívio dos filhos com outras crianças e de fazer novos amigos. 

Visitar livrarias é um convite para conhecer o novo. Onde mais, se não uma livraria física, você iria atrás de uma obra específica e acabaria levando outros livros que te chamaram a atenção nas prateleiras? Visitar uma livraria é a oportunidade perfeita para conhecer novas obras e autores, identificar tendências e ser surpreendido! 

Só na livraria tem… livreiros. E não há ninguém que possa indicar livros melhor do que eles. Tem livro para criança que gosta de dinossauro? Livro de terror? Livro para dar risada? Livro para cantar lendo - ou ler cantando? Tem. Tem. Tem. Tem. Um livreiro sempre pode ajudar a encontrar o seu match no meio de prateleiras e prateleiras cheinhas de opções.

Livrarias oferecem experiências além dos livros em si. Em encontros com autores, em clubes de leitura, em contações de histórias, em lançamentos de livros. Frequentar livrarias mostra que ser leitor não é algo que se limita ao momento da leitura, mas que pode nos conectar a muitas outras experiências.

Frequentar livrarias de rua também é explorar a cidade. O barulho dos carros passando, o pedestre que para para contemplar a vitrine de livros, o desavisado que entra procurando apenas um café, a chuva que obriga quem passava na calçada a entrar para se manter seco. Todos esses eventos e personagens vão compondo o cenário da livraria e ajudando a desenhar a vivência na cidade. Cada vez que se visita uma livraria também se conhece o seu entorno - as casas, as lojas, o bairro. Tudo se conecta.

Cada livraria é um pequeno universo. Assim como cada selo tem um público específico, um certo estilo e uma predileção por certos temas, as livrarias também têm essa identidade própria. Tanto pela curadoria dos livros, quanto pela forma como o espaço é pensado, o tipo de programação... Nenhuma livraria é igual a outra. E cada uma abriga muitos mundo esperando a sua visita para serem descobertos. 

Você vem?

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog