Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / UTOPIA DESARMADA
Companhia das Letras
UTOPIA DESARMADA
Tradução: Eric Nepomuceno
#UTOPIADESARMADA
Castañeda descreve as particularidades da atuação de partidos, intelectuais e movimentos sociais de esquerda, em face de uma nova realidade política que inclui a queda dos governos socialistas europeus e a expansão das concepções neoliberais de modernização.
Apresentação
Este livro apresenta os dramas e as perspectivas atuais da esquerda na América Latina, com ênfase nos casos do Brasil, Argentina, Cuba, Chile, Colômbia, Peru, El Salvador, Nicarágua e México, país onde o autor vive e trabalha como professor de sociologia.
Jorge Castañeda, que também publicou uma biografia de Che Guevara, traça aqui um panorama da esquerda, descrevendo as particularidades da atuação de partidos e outras organizações políticas, intelectuais e movimentos sociais, confrontados com uma nova realidade política que inclui a queda dos governos socialistas europeus e a expansão das concepções neoliberais de modernização. São discutidos, por exemplo, as oscilações dos peronistas, as novas imagens do socilaismo chileno, as experiências do sandinismo e de outros movimentos de guerrilha, a trajetória de Lula e do PT, sempre por meio de uma argumentação bem fundamentada que passa em revista todos os lugares-comuns sobre o tema. Para Francisco Weffort, Castañeda evita soluções fáceis e sugere que a crise do socialismo real traz também novas oportunidades para a esquerda, num momento de necessária reavaliação de suas muitas derrotas e algumas vitórias.
Ficha Técnica
Título original: UTOPIA UNARMED
Tradução: Eric Nepomuceno
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 462
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.675 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 21/09/1994
ISBN: 9788571644076
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia