Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / O FILANTROPO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
O FILANTROPO
Livro
R$ 39,90
Fechar
Escolha um vendedor
#OFILANTROPO
Ficção, ensaio, poema em prosa: O filantropo participa um pouco de todos esses gêneros. São textos que tematizam atitudes éticas e restauram na literatura a capacidade de surpreender.
Apresentação
Ficção? Ensaio? Poema em prosa? O filantropo parece participar a um só tempo de todas essas categorias, e essa promiscuidade de gêneros produz de imediato uma espécie de choque moderno. De autoria do crítico de arte Rodrigo Naves, são textos que tematizam atitudes éticas e vão rompendo as expectativas, os esquemas preconcebidos. Vão, em suma, restaurando na literatura a capacidade de surpreender.
"Vistos mais de perto, tais textos só fazem acentuar a estranheza, uma vez que a organização do conjunto obedece a uma lógica perversa. Boa parte dos que são narrados na primeira pessoa vai como que compondo um personagem ao longo do livro, o "filantropo" do título, obsedado em estabelecer normas de conduta para si próprio, em pautar sua existência pela justa medida aristotélica. Mas de chofre esse narrador subjetivo transmuta-se numa freira em "Alvura". Mais adiante, aquilo que conduz à virtude segundo a moral de Aristóteles tem uma finalidade nada edificante no trato com meninas impúberes: "Elas se tornam impacientes quando ultrapassamos a justa medida" ("De doze anos")."
João Moura Jr.
Ficha Técnica
Título original: FILANTROPO, O
Capa: Alceu Chiesorin Nunes
Páginas: 168
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.216 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 10/11/1998
ISBN: 9788535929256
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia