Companhia das Letras
O ENGATE
Nadine Gordimer

Tradução: Beth Vieira


Livro vencedor do prêmio Nobel de Literatura 1991 / Categoria: Autor
#OENGATE
Prêmio Nobel de 1991, Nadine Gordimer narra uma história de amor perturbada por conflitos étnicos e econômicos. A sul-africana Julie, branca de família rica, apaixona-se por Abdu, imigrante de origem árabe. Eles partem para a terra natal de Abdu, uma aldeia miserável no deserto, mas a relação é abalada pelas promessas de viagem aos Estados Unidos.
Apresentação
O romance O engate desloca uma jovem branca e rica da África do Sul pós-apartheid para a desolação de uma aldeia miserável às margens do deserto, num país árabe de sociedade paternalista e regime ditatorial.
Julie Summers, filha de um banqueiro de Johannesburgo, conhece Abdu, um mecânico de pele escura, e por ele se apaixona. Trabalhando de forma ilegal na África do Sul, Abdu foi obrigado a ocultar seu verdadeiro nome, Ibrahim, a fim de permancer clandestinamente no país. Julie optou por um estilo de vida alternativo, em companhia de um grupo de amigos boêmios.
Os dois se conhecem na oficina onde ele trabalha e a atração que sentem é imediata, não apenas no plano sexual, mas também pelas possibilidades de transformação que representam um para o outro. Abdu sonha com sua inserção definitiva no mundo ocidental. Para Julie, a reinvenção de sua própria vida pode estar na descoberta do universo islâmico.
Por problemas burocráticos, Abdu é extraditado e volta à sua terra natal. Julie foge com ele e procura adaptar-se às tradições da pequena e empobrecida terra natal de Abdu. Ele, porém, alimenta sonhos de tentar a vida nos Estados Unidos.
O conflito entre perspectivas de vida e anseios tão díspares move a trama dessa narrativa feita de intensos choques culturais e afetivos. Nadine Gordimer, prêmio Nobel de 1991, concilia o tom reflexivo de seu estilo com o tratamento realista do enredo, numa história que nasce da interioridade dos personagens para revelar questões complexas e fascinantes do mundo contemporâneo.
Ficha Técnica
Título original: THE PICKUP
Capa: Silvia Ribeiro
Páginas: 296
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.365 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 26/01/2004
ISBN: 9788535904567
Selo: Companhia das Letras
Prêmios
Livro vencedor do prêmio Nobel de Literatura 1991 / Categoria:
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017