Livro acessível
Títulos / Companhia das Letras / O VÔO DA MADRUGADA
Clique para ampliar
Companhia das Letras
O VÔO DA MADRUGADA
Livro vencedor do prêmio Jabuti 2004 / Categoria: Contos e Crônicas
#OVOODAMADRUGADA
Dezesseis contos marcados pela experimentação formal, pela dimensão psicológica do sexo e pela indagação filosófica sobre a existência. Desejo e alucinação conduzem os personagens a zonas sombrias, em que predominam figuras femininas como sedução, volúpia, imaginação, fantasia e morte. Narrativas que defendem uma arte ligada de forma íntima à vida.
Apresentação
Os contos de O vôo da madrugada vêm cobertos pelo manto da noite. Os enredos das dezesseis histórias do livro são variados e as técnicas narrativas se adequam, sempre de forma inventiva e surpreendente, às motivações dos textos. Uma obsessão comum, porém, confere unidade de escura atmosfera às narrativas do livro: os personagens - e o próprio escritor - vivem experiências nos meandros noturnos da consciência.
A solidão persegue os personagens do livro de forma desesperada, a ponto de fazê-los pensar inúmeras vezes em dar cabo da existência. O salto para fora da vida que percorre os contos, porém, é metáfora para representar estados de espírito excepcionais, como aqueles que traduzem o torpor do sexo, a liberdade da fantasia e o fascínio pela arte.
A obsessão pelo desfecho da vida é associada a forte carga erótica, mas também à busca pela forma perfeita. As histórias contadas por Sérgio Sant'Anna mergulham, assim, nas zonas sombrias da mente para delas emergir com novas tonalidades, numa outra e inesperada organização da realidade - iluminada e irresistivelmente sedutora.
Ficha Técnica
Título original: VÔO DA MADRUGADA, O
Capa: João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 248
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.308 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 29/09/2003
ISBN: 9788535904192
Selo: Companhia das Letras
Prêmios
Livro vencedor do prêmio Portugal Telecom 2004 / Categoria: Livro vencedor do prêmio Jabuti 2004 / Categoria: Livro vencedor do prêmio APCA 2003 / Categoria:
Autor

Assine a newsletter da Companhia