Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Cia das Letras / VIDA CRÔNICA
Clique para ampliar
Cia das Letras
VIDA CRÔNICA
Antologia de contos
Vários autores
#VIDACRONICA
Em contos de grandes autores brasileiros e estrangeiros - entre eles Moacyr Scliar, Drauzio Varella, Anton Tchekhov e William Carlos Williams -, esta antologia explora a proximidade da literatura com a medicina. Com ilustrações de Flávio Mário Gelli.
Apresentação
Literatura e medicina são aventuras do conhecimento humano que se ocupam da dor, da esperança e do risco da existência. Como diz o médico e escritor Moacyr Scliar, ambas tratam de um território comum: o sofrimento humano. Vida crônica é uma antologia de contos que atesta a proximidade dos dois universos, em textos de ficção de autores estrangeiros consagrados e de alguns dos mais destacados escritores brasileiros da atualidade.
A coletânea reúne William Carlos Williams, Arthur Conan Doyle, Anton Tchekhov, Moacyr Scliar, Drauzio Varella, Ana Miranda, Paulo Bloise, Ricardo Gouveia e Machado de Assis.
Não são raros os casos de médicos que viram escritores: Alexandre Dumas, autor de A Dama das Camélias, e, no Brasil, Guimarães Rosa e Pedro Nava, entre outros, seguiram a profissão. Em Vida crônica estão presentes alguns mestres da medicina e da literatura: os brasileiros Scliar, Varella e Bloise conjugam prática clínica e escrita literária; entre os estrangeiros, o americano William Carlos Williams e o inglês Arthur Conan Doyle também conciliaram as duas profissões.
O livro reúne textos que vão da narrativa realista à ficção científica, passando por contos de teor fantástico. Variam os estilos e as formas de narrar, mas os temas giram sempre em torno das relações entre doutores e pacientes, entre saúde e doença, sanidade e loucura. Como diz Heloisa Prieto na apresentação, "nos contos deste volume sobressaem os flagelos e a plenitude da condição humana".
A antologia tem organização de Paulo Bloise e Heloisa Prieto, que também foi organizadora do livro De primeira viagem, editado pela Cia. das Letras em 2004. Vida crônica traz ilustrações de Flávio Mário Gelli e conta com um texto de apresentação de Heloisa Prieto.
Ficha Técnica
Título original: VIDA CRÔNICA
Capa: João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 132
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.195 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 25/05/2005
ISBN: 9788535906578
Selo: Cia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia