Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / O MODELO ITALIANO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
O MODELO ITALIANO
Livro
R$ 62,90
Fechar
Escolha um vendedor
#OMODELOITALIANO
Neste livro da coleção História Social da Arte, coordenada por Sergio Miceli e Lilia Moritz Schwarcz, o historiador francês Fernand Braudel analisa as condições sociais, culturais e econômicas que propiciaram o apogeu italiano de 1450 a 1650.
Apresentação
O período de 1450 a 1650 ficou conhecido na história como o apogeu italiano. Momento único de expansão cultural, política e econômica, esse apogeu duradouro reverberou por todo o mundo ocidental, influenciando as artes, os sistemas de governo e as estruturas das sociedades da época. Foi durante esses dois séculos que a Itália tomou a dianteira em três dos grandes movimentos da história da arte: o Renascimento, o Maneirismo e o Barroco.
Em O modelo italiano, Fernand Braudel investiga os movimentos interiores dessa expansão, as condições sociais que a propiciaram e seus reflexos na história da Itália e do mundo. A partir de um método rigoroso e original, ele relaciona, dentro da complexidade política das sociedades italianas e da lógica própria da enorme expansão capitalista que ali se deu, as matizes desse processo, a fim de entender como surgem, se propagam e se extinguem os grandes momentos da história da arte.
Este livro faz parte da coleção que conta com os títulos Academias de arte, de Nikolaus Pevsner; Padrões de intenção, de Michael Baxandall; A pintura da vida moderna, de T. J. Clark; Retrato e sociedade na arte italiana, de Enrico Castelnuovo.
Ficha Técnica
Título original: LE MODÈLE ITALIEN
Tradução: Luiz Fernando Franklin de Mattos
Páginas: 248
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.476 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 16/11/2007
ISBN: 9788535910964
Selo: Companhia das Letras
Série
A CAIXA DE PANDORA
Dora Panofsky e Erwin Panofsky
Neste volume da Coleção História Social da Arte, os historiadores Dora e Erwin Panofsky destrincham os percursos e as metamorfoses do mito de Pandora ao longo dos séculos em diferentes tradições e registros. Leia +
HISTÓRIAS DE FANTASMA PARA GENTE GRANDE
Aby Warburg
Coletânea de ensaios atesta a crescente importância da obra inesgotável de Aby Warburg. Leia +
O MODELO ITALIANO
Fernand Braudel
Neste livro da coleção História Social da Arte, coordenada por Sergio Miceli e Lilia Moritz Schwarcz, o historiador francês Fernand Braudel analisa as condições sociais, culturais e econômicas que propiciaram o apogeu italiano de 1450 a 1650. Leia +
PADRÕES DE INTENÇÃO
Michael Baxandall
Neste clássico da história social da arte, publicado originalmente em 1985, Michael Baxandall investiga a relação entre o artista e seu tempo, em busca de uma nova maneira de entender obras antigas e modernas. Leia +
A PINTURA DA VIDA MODERNA
T. J. Clark
Aclamado estudo sobre a pintura impressionista e a Paris do século XIX que se foca nas obras de arte e nas motivações sociais do período. Ensaio revitalizador da crítica da pintura moderna, o livro dá início à coleção História Social da Arte, coordenada por Sérgio Miceli e Lilia Moritz Schwarcz. Edição ilustrada com mais de 120 imagens. Leia +
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2020