Home | Livros | Companhia das Letras | GOYA À SOMBRA DAS LUZES
CLIQUE PARA AMPLIAR
Ler um trecho

GOYA À SOMBRA DAS LUZES

Tzvetan Todorov
Tradução: Joana Angélica d Melo

Apresentação

Um dos principais intelectuais de nosso tempo investiga as articulações ideológicas e estéticas das obras decisivas do genial pintor espanhol.

Goya

Companhia das Letras

Goya

Robert Hughes

R$ 97,90

Indisponível
O poder da arte

Companhia das Letras

O poder da arte

Simon Schama

R$ 109,90

Indisponível
Os inimigos íntimos da democracia

Companhia das Letras

Os inimigos íntimos da democracia

Tzvetan Todorov

R$ 52,90

Indisponível
Histórias de fantasma para gente grande

Companhia das Letras

Histórias de fantasma para gente grande

Aby Warburg

R$ 74,90

Indisponível
Medo reverência terror

Companhia das Letras

Medo reverência terror

Carlo Ginzburg

R$ 69,90

Indisponível
Arte moderna

Companhia das Letras

Arte moderna

Giulio Carlo Argan

R$ 264,90

Indisponível
Lendo imagens

Companhia das Letras

Lendo imagens

Alberto Manguel

R$ 99,90

Indisponível
Padrões de intenção

Companhia das Letras

Padrões de intenção

Michael Baxandall

R$ 49,90

Indisponível
A pintura da vida moderna

Companhia das Letras

A pintura da vida moderna

T. J. Clark

R$ 102,90

Indisponível
Imagem e persuasão

Companhia das Letras

Imagem e persuasão

Giulio Carlo Argan

R$ 114,90

Indisponível

Ficha Técnica

Título original: Goya à l'ombre des lumières Páginas: 312 Formato: 14.00 X 21.00 cm Peso: 0.392 kg Acabamento: Livro brochura Lançamento: 14/02/2014
ISBN: 978-85-3592-382-7 Selo: Companhia das Letras Ilustração:

SOBRE O LIVRO

Um dos principais intelectuais de nosso tempo investiga as articulações ideológicas e estéticas das obras decisivas do genial pintor espanhol.

No final de 1792, Goya contraiu uma doença misteriosa que o deixou de cama durante várias semanas. Em janeiro do ano seguinte, parcialmente restabelecido, estava totalmente surdo. O pintor aragonês era um dos artistas prediletos da corte espanhola, retratista de reis, nobres e damas da corte, além de autor de pinturas com temas bíblicos sob encomenda da Igreja. A surdez repentina e completa, segundo Tzvetan Todorov, marcou uma profunda transformação em seu modo de pintar, desenhar e ver o mundo.
Num percurso semelhante ao de seu contemporâneo Beethoven, o profeta do romantismo que também padeceu de surdez, Goya começou a abandonar a representação da realidade objetiva e a reverência aos cânones acadêmicos para se concentrar nas visões fantasmáticas que o obcecavam.
Acontecimento então inédito na história da arte ocidental, o autor da Maja desnuda continuou trabalhando como um bem-comportado artista da corte madrilenha ao mesmo tempo que mergulhava nos subterrâneos mais obscuros da natureza humana, criando séries radicalmente experimentais como Caprichos e Desastres da guerra.
Todorov, linguista e crítico búlgaro-francês considerado um dos mais importantes intelectuais vivos, propõe um eficiente roteiro para a compreensão das linhas de força da obra de Goya. A partir da influência das ideias iluministas sobre o pintor espanhol, o autor disseca as relações entre filosofia, estética e história na gênese de seus trabalhos-chave.

Sobre o autor