Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / VIRA E MEXE, NACIONALISMO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
VIRA E MEXE, NACIONALISMO
Paradoxos do nacionalismo literário
Livro
R$ 52,90
Fechar
Escolha um vendedor
#VIRAEMEXE,NACIONALISMO
Em treze ensaios, a autora realiza uma reflexão sistemática sobre os pontos de contato entre a literatura e um conjunto de problemas suscitados pela busca do "nacional".
Apresentação
Vira e mexe, nacionalismo reúne ensaios, conferências e artigos da professora Leyla Perrone-Moisés, nome de proa na crítica literária brasileira há pelo menos quatro décadas. São treze textos produzidos recentemente, a maior parte inédita, amarrados em torno de problemas teóricos derivados do nacionalismo.
O leque temático é amplo. O livro contempla análises sobre a cultura na América Latina, o romantismo e o modernismo no Brasil, os estudos culturais, as relações entre Brasil e França, as obras de Edward Said e J. M. Coetzee, entre outras. Há, contudo, um diálogo intenso entre os textos. Sob diversos ângulos, são esmiuçados problemas centrais à crítica contemporânea, como a noção de "cultura" ou os pares colonialismo/nacionalismo, identidade/alteridade. Irredutível na defesa da primazia dos critérios estéticos para a interpretação literária, a autora rebate qualquer tentativa de enquadrar a obra em molduras sociológicas ou politicamente corretas.
Com a prosa cristalina que é marca característica de sua produção, Leyla Perrone-Moisés dialoga com a vanguarda da crítica internacional e ajuda a situar o leitor em meio à profusão de perspectivas teóricas que pontuam o debate contemporâneo.
Ficha Técnica
Título original: VIRA E MEXE, NACIONALISMO
Capa: João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 248
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.311 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 16/10/2007
ISBN: 9788535911114
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia