Livro acessível
Títulos / Companhia das Letras / MAQUINAÇÃO DO MUNDO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
MAQUINAÇÃO DO MUNDO
Drummond e a mineração
#MAQUINACAODOMUNDO
Neste livro magistral, José Miguel Wisnik percorre a obra de Drummond e a história da mineração naquilo que diz respeito ao poeta, sem nunca perder de vista a potência da poesia como instrumento de percepção alargada e de criação de mundos.
Apresentação
Numa viagem circunstancial a Itabira, cidade natal de Drummond, José Miguel Wisnik deparou com traços do passado e sinais contemporâneos que levaram à elaboração de Maquinação do mundo, um dos mais originais e envolventes livros de nossa crítica literária. Ensaísta de mão-cheia, Wisnik identifica na atividade mineradora uma questão crucial para um escritor apegado ao provinciano lugar de origem e ao mesmo tempo marcado por um sentimento cosmopolita do vasto mundo.

Ao descobrir um veio inexplorado pela bibliografia sobre um de nossos maiores poetas, José Miguel Wisnik pôs seu brilhantismo e erudição a serviço da imaginação crítica. Mobilizando vasto repertório da produção drummondiana, o ensaísta defende a atualidade dessa literatura no panorama atual, em que o espaço público se encontra em linha de faccionalização e a cultura deixou de ser baliza de autorreconhecimento da sociedade. Com Maquinação do mundo, Wisnik não apenas reposiciona a obra de Drummond como torna evidente a dimensão política de que a arte e a cultura se investem hoje.
Ficha Técnica
Título original: MAQUINAÇÃO DO MUNDO
Capa: Elaine Ramos
Páginas: 328
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.385 kg
Acabamento: Brochura com Orelha
Lançamento: 26/07/2018
ISBN: 9788535931310
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia