Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Objetiva / FREUD
Clique para ampliar
Objetiva
FREUD
Criador da mente moderna
Tradução: Rosaura Eichenberg
Livro
R$ 57,90
Fechar
Escolha um vendedor
#FREUD
Apresentação
Sigmund Freud deu impulso à "cura pela fala" e mapeou o inconsciente humano. Porém, apesar de o "pai da psicanálise" ter se comparado a Copérnico e a Darwin, a sua história como médico clínico é bastante conturbada. Historiadores têm averiguado que, frequentemente, ele distorcia o curso e o resultado de seus tratamentos para que os fatos casassem com suas teorias.
"Documentos esquecidos vieram à luz. Mostravam que Freud havia regularmente deturpado o desenvolvimento de suas ideias e os detalhes de sua própria história de vida. A nova compreensão do trabalho clínico de Freud era particularmente perturbadora. Ele havia alterado fatos para que se ajustassem à teoria, realizado terapias de maneira que guardavam escassa relação com seus preceitos, e declarado sucesso em terapias que tinham fracassado. Até que ponto foram danosas essas descobertas, à luz das contribuições de Freud?", revela e questiona Peter D. Kramer nesta breve biografia.
O autor, um dos psiquiatras mais respeitados dos Estados Unidos, considera o biografado um "inspirado contador de histórias", o que teria favorecido sua consolidação como ícone ilibado da psicanálise. Ao transferir a culpa do fracasso de certos tratamentos para seus pacientes, Freud teria obtido histórias ricas em nuances teóricas, mas, que na verdade, seriam formadas por factóides inventados por ele.
Hoje, o legado de Freud não está claro, com os comentaristas polarizados entre defensores e ferozes detratores, em uma disputa chamada pelos especialistas de Freud Wars.
Peter D. Kramer, autoridade norte-americana em saúde mental, oferece em Freud um retrato inédito desta personalidade controversa, da qual é ao mesmo tempo crítico e admirador. Kramer reconhece que, apesar de grande parte do pensamento freudiano ter se tornado ultrapassado, a disciplina por ele inventada faz parte da cultura - e seus livros irão sobreviver entre os cânones da literatura ocidental.
Em Freud, o autor buscou referências em dezenas de biografias para construir um retrato complexo e multifacetado do criador da psicanálise. O resultado da investigação é um novo clássico da história de Freud, conduzido por um mestre moderno de seu pensamento.
Ficha Técnica
Título original: FREUD
Tradução: Rosaura Eichenberg
Capa: Marcela Perroni / Ventura Design
Páginas: 232
Formato: 13.00 X 21.00 cm
Peso: 0.312 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 03/10/2008
ISBN: 9788573028812
Selo: Objetiva
Autor

Assine a newsletter da Companhia