Títulos / Companhia das Letrinhas / O MENINO QUE CHOVIA
Companhia das Letrinhas
O MENINO QUE CHOVIA
Autor: Cláudio Thebas
Ilustrador: Ivan Zigg


#OMENINOQUECHOVIA
Parecia que ele só sabia chover - "E não era chuva, chuvisco, chuvinha./ Era chuva, trovão, trovoada./ Por qualquer coisa, coisinha,/ o menino relampejava". Ágil, divertida, sensível, esta narrativa em versos conta a história de um menino mimado que, quando ouvia um não, produzia verdadeiras tempestades, com raios, trovões e tudo o mais.
Apresentação
Quem não conhece o menino que leva a bola do jogo para casa quando seu time está perdendo? E aquele que faz careta quando vê um prato de sopa ou torce o nariz quando a mãe põe na mesa a salada que faz tanto bem à saúde?
Pois o protagonista desta história era assim, só que ia muito além da cara feia: quando contrariado, quando ouvia um não, ele chovia. E não era qualquer chuvinha, não. Era temporal, tempestade, com raios e trovões de verdade. O pai, a mãe, os avós, a empregada, ninguém sabia o que fazer, ficavam todos apavorados, e todos tentando de tudo para o menino parar de chover. Um dia veio a gota d'água: ele simplesmente inundou a casa, e o que aconteceu é que a calamidade acabou sendo providencial. Foi ali, no meio da inundação, que os adultos encontraram a solução para o aguaceiro, para ajudar o menino mimado a ver o mundo com outros olhos e deixar a chuva só para os dias em que acordava muito mal-humorado.
Cláudio narra a história do menino das lágrimas sem usar em nenhum momento o verbo "chorar" ou o substantivo "choro". Ágil, divertida, sua narrativa em versos revela com sutileza todo o jogo de contradições emocionais que agita o cotidiano das personagens. O enredo se arma como uma seqüência de cenas curtas e expressivas, o que pode inspirar, em sala de aula, um bom exercício de teatralização.
Ficha Técnica
Título original: O MENINO QUE CHOVIA
Capa: Ivan Zigg
Páginas: 32
Formato: 19.00 x 26.00 cm
Peso: 0.120 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 18/03/2002
ISBN: 9788574061221
Selo: Companhia das Letrinhas
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2017