Livro acessível
0
Carrinho
Clique para ampliar
Penguin
O ATENEU
Crônica de saudades
#OATENEU
Considerada a obra-prima de Raul Pompeia, O Ateneu é um dos altos momentos da prosa brasileira do século XIX.
Apresentação
Publicado originalmente como folhetim na Gazeta de Notícias, na época um importante jornal do Rio de Janeiro, O Ateneu foi muito bem recebido pela crítica. E perduraria, como uma verdadeira joia do romance brasileiro, ao tratar dos anos decisivos de um garoto e da vida escolar.
Em 1888, Raul Pompeia era um jovem advogado e escritor fluminense bastante conhecido no meio jornalístico e literário da Corte, sobretudo por suas crônicas, reportagens, contos e poemas em prosa publicados em periódicos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O romance, que mistura ficção e autobiografia, narra as experiências de Sérgio, um tímido pré-adolescente de onze anos como aluno interno no Colégio Ateneu, conhecido como a melhor instituição de ensino do Império. Os cenários do colégio e sua memorável galeria de alunos, professores e funcionários são um autêntico microcosmo da vida social da época.
Esta edição conta com texto introdutório de Pedro Meira Monteiro, doutor em História da Literatura pela Unicamp e professor da Universidade Princeton.
Ficha Técnica
Título original: ATENEU, O
Páginas: 312
Formato: 13.00 X 20.00 cm
Peso: 0.301 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 15/03/2013
ISBN: 9788563560629
Selo: Penguin Companhia
Autor

Assine a newsletter da Companhia