Lacan orientou os psicanalistas a não recuarem diante da psicose, que ele descreveu como "inconsciente a céu aberto". Colette Soler, psicanalista formada no divã do próprio dr. Lacan, aceita o desafio: investiga a psicose e estuda a principal argumentação de seu mestre, buscando submetê-la ao teste da clínica e medir seu alcance e limites.
Soler parte da proposta estrutural de Lacan que inclui a psicose no campo da fala e da linguagem: a linguagem não é um simples instrumento do sujeito, mas seu operador, no sentido em que é ela quem o produz, definindo até mesmo o campo de sua realidade.
"Nada poderia ser mais fidedigno de seu ensino!"
Sonia Alberti, psicanalista e professora da Uerj
Páginas: 264
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.316 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 30/07/2007
ISBN: 9788537800201
Selo: Zahar
A depressão é a perda de uma ilusão
J.-D. Nasio
Em cinco lições, o renomado psiquiatra e psicanalista J.-D. Nasio se propõe a aprofundar, de forma brilhante e didática, a teoria e a clínica da depressão para ele, mais do que um distúrbio de humor, a depressão é antes de tudo uma patologia da desilusão.
Leia +
Deixe seu comentário
Você deve estar logado para comentar