Material para o professor |
As barbas do Imperador


Livros relacionados:
BARBAS DO IMPERADOR, AS

Cada título da Companhia das Letras é minuciosamente pensado desde o início, da seleção do que iremos publicar até a arte final, passando pelo projeto gráfico de miolo, a fonte mais adequada para proporcionar uma boa leitura, a capa e, eventualmente, a escolha de um bom tradutor. Por trás de cada livro há muita paixão. No entanto, com frequência nos deparamos com projetos desafiadores, que ultrapassam a rotina do dia a dia; é quando o trabalho de edição espalha-se entre os departamentos da editora tornando o livro em questão marcante para quem com ele se envolveu. É o caso de As barbas do imperador em quadrinhos de Lilia Schwarcz e Spacca. Os autores voltam à parceria na dobradinha que já rendeu o best-seller D. João Carioca.

Misto de ensaio interpretativo e biografia de d. Pedro II, As barbas do imperador, de Lilia Moritz Schwarcz, foi um marco na historiografia brasileira. O livro materializava o mito monárquico ao descrever, por exemplo, a construção dos palácios, a mistura de ritos franceses com costumes brasileiros, a maneira como a boa sociedade praticava a arte de bem civilizar-se, a criação de medalhas, emblemas, dísticos e brasões, a participação do monarca e o uso de sua imagem em festas populares.

Nesta edição em quadrinhos, Spacca conduz o leitor a um verdadeiro passeio pelos temas do livro, transpondo a linguagem do ensaio e da biografia ao universo das HQs de forma vibrante e esclarecedora. Para que você possa conhecer mais dos bastidores da edição do livro, pedimos aos envolvidos no projeto desta edição que escrevessem um breve depoimento para comentar os principais desafios deste trabalho.

Caso se interesse em adotar o livro As barbas do imperador, gostaríamos de reforçar que os autores se dispõem a visitar a escola para um bate-papo depois de aplicada a leitura.

DA ARTE AOS QUADRINHOS
  • Clique para ler o depoimento de André Conti, editor na Companhia das Letras
  • Clique para ler o depoimento de Spacca, ilustrador
  • Clique para ler o depoimento de Lilia Moritz Schwarcz, autora
  • Clique para ler o depoimento de Helen Nakao, supervisora de produção