30 anos de trajetória de Gilles Eduar

18/10/2019

 

Como celebração dos 30 anos de carreira, o artista Gilles Eduar é o convidado deste mês do projeto VIVA! da Livraria Martins Fontes Paulista, que a cada edição homenageia escritores e ilustradores da literatura infantil numa programação que inclui diversas atividades, como exposições e rodas de conversa.

 

Foto: Maria Eduar

 

Autor de livros como História da Terra 100 palavras, obra premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Gilles Eduar é pintor, músico e ilustrador, formado em arquitetura na USP. Nasceu em São Paulo, mas viveu um bom tempo na Europa. Foi para a Espanha depois de vender um velho sax soprano (companheiro da sua banda Luni, grupo musical dos anos 1980), e de lá saltou para a França. Filho de franceses, o artista morou em Paris e trabalhou vendendo gravuras numa livraria infantil no Museu do Louvre, espaço que o aproximou do universo da literatura pensada especialmente para crianças. Hoje, tem livros publicados em editoras francesas e traduzidos para outros idiomas.

 

Entrando agora no trigésimo ano de sua carreira, com o VIVA! o multiartista premiado pelo Jabuti com o livro Alfabeto de histórias (Editora Ática) recebe homenagens ao longo de todo o mês de outubro. A agenda da Ocupação começou no dia 12, Dia da Criança, com o lançamento do livro comemorativo dos 25 anos de literatura infantil do autor: a obra Asas do crocodilo (WMF Martins Fontes).

 

 

Mas ainda há muita coisa boa por vir. Pela primeira vez o artista apresenta suas pinturas na exposição Tantos Mundus, que tem início no dia 19, às 16h, com direito a sessão de autógrafos do livro Pequenas histórias de amor e morte. A mostra reúne nove telas inéditas numa grande escultura que convida à interatividade. Em sua obra, é possível identificar elementos do surrealismo francês, com situações inesperadas para adultos e crianças e personagens simpáticos e esquisitos, protagonistas de histórias repletas de surpresas.

 

Já no final do mês, no dia 26, às 16h, o autor estará na roda de conversa Literatura infantil, uma literatura para todos, acompanhado por Renata Nakano, do Clube de Leitura Quindim, e Mell Brites, editora da Companhia das Letrinhas. O bate-papo propõe uma reflexão conjunta sobre a literatura compartilhada na infância nos âmbitos da casa e da escola, considerando sua importância tanto para a criança quanto para o adulto. A ideia é que as experiências e dúvidas de cada participante possam criar e habilitar novas possibilidades de interatividade entre o leitor, a criança e o mundo. No dia seguinte, também às 16h, haverá um encontro para autógrafo de outros livros do autor e dos cartazes do evento.

 

 

***

 

Ocupação 30 anos em obras de Gilles Eduar

 

Onde: Livraria Martins Fontes Paulista (av. Paulista, 509 - Paraíso)

Quando: de outubro a dezembro

Quanto: gratuito (consultar ingresso para roda de conversa)

Classificação etária: livre

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog