
É 'Bateção': canoa, memória e rio na obra de Josias Marinho
O autor fala sobre seu novo livro, inspirado em memórias de sua mãe, que evoca os sentidos da vida que flui - e frui - no rio Guaporé, em Rondônia
Para acompanhar o lançamento do novo livro de Ruy Castro, Metrópole à beira-mar: O Rio moderno dos anos 20, a Rádio Companhia lança uma série especial de podcasts. Ruy Castro, como vocês sabem, é um dos maiores biógrafos do Brasil – já escreveu sobre a vida de Nelson Rodrigues, Carmen Miranda, Garrincha, e fez também livros de reconstituição histórica, como Chega de saudade, sobre a bossa nova, e A noite do meu bem, sobre o samba-canção, todos pela Companhia das Letras. Agora, em Metrópole à beira-mar, Ruy nos transporta para o Rio de Janeiro dos anos 20, os anos loucos cariocas, mostrando uma cidade moderna, em meio a grandes transformações na imprensa, na literatura, na música, no teatro, nas artes plásticas, na arquitetura, e nos costumes em geral. E é o próprio Ruy que nos conta essa história.
Os 4 episódios da série já estão disponíveis no SoundCloud, Apple Podcasts, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito.
Apresentação: Ruy Castro
Roteiro: Heloisa Seixas e Julia Romeu
Produção: Paulo Junior
Edição: Central 3
O autor fala sobre seu novo livro, inspirado em memórias de sua mãe, que evoca os sentidos da vida que flui - e frui - no rio Guaporé, em Rondônia
Selecionamos frases de autores que também são ilustradores nos convidando a pensar sobre o processo de elaboração do livro ilustrado e seus sentidos. Confira:
Entre a exaustão e o medo de traumatizar os filhos, as mães tentam equilibrar muitos pratos e tiram energia de onde não têm, ultrapassando seus próprios limites. Mas será que precisa ser assim?