"Entre Nuvens", do premiado André Neves, é o livro on-line de hoje; acesse aqui

17/07/2020
As nuvens um dia pararam sobre a cidade. Ela foi a primeira que viu. Ela, que adorava o céu, que ficava ao Sol, olhando, olhando, olhando. Ela que queria uma nuvem só pra si, que sonhava com o alto mais alto do morro mais alto dali. Você já parou para olhar para cima com as crianças por aí? O que será que tem no ceú?, sempre se pergunta a menina desta história. Anjos, deuses, quem sabe até pessoas de verdade?

A menina que olha pra cima! Fica aqui o convite: olhe para essas cores maravilhosas que o André Neves convoca para contar a delicada história deste livro! Imagem: Entre nuvens, de André Neves

Na cidade onde ela mora, ninguém viu as nuvens. E se viu, não reparou. Porque todo mundo era muito ocupado, o dia todo pra cá e pra lá.

Cabeça nas nuvens

Ela queria voar, como os passarinhos. Alcançar o que é que tem lá em cima, lá longe. Tinha a cabeça nas nuvens, os pés numa longa escada e as mãos firmes para escalar a montanha. Pois eis que, lá no alto mais alto do morro mais alto, morava um menino. Que não ligava a mínima para as nuvens, mas se encantou pelo sorriso da menina.

Metáforas e imagens

André Neves, autor do livro da semana, Entre Nuvens, que pode ser lido por aqui, capricha nas metáforas e imagens mais delicadas, para nos revelar uma história muito potente. A sensibilidade do André a gente já conhece, certo? Nesta obra, ele refina essa linguagem para nos trazer muitas reflexões, de um jeito simples e delicado, como as crianças ;-) Está lá uma pequena sonhadora, que vê as sutilezas que os adultos, na correria, deixam passar. Quantas vezes já nos pegamos achando "desimportantes" as ideias, sentimentos, medos, observações e afetos das crianças?

Para onde olham as pessoas enquanto a menina vê o céu? Imagem: Entre nuvens, de André Neves

E ela vai em busca do que sonha e acredita, até encontrar, no amor de um amigo, a mão que faltava para realizar a si mesma em plenitude. Não é bonito como o André define o amor nesse trecho do livro? O amor não é justamente a gente ajudar o outro a ser ele mesmo em inteireza? <3 E sabe o que mais incrível nesse livro, que amamos? Todas essas reflexões, que, assim escritas, soam complexas e difíceis, são simples -- e ainda assim profundas -- nas palavras e imagens de Entre Nuvens. Não à toa, o premiadíssimo André é um dos mais importantes autores brasileiros de livros ilustrados.

Inspiraçoes

A obra é muito inspiradora. Por isso, trouxemos para cá três dicas e atividades nessa mesma linha: um convite poético para você e as crianças aproveitarem ainda mais essa beleza de livro! Mas não esquece que tem mais sugestões de atividade, que você acessa junto com a versão on-line de Entre Nuvens.

1-) Olhe para a frente

Na história, a menina olha sempre para o céu, enquanto as pessoas ao seu redor têm os olhos fixos no dia a dia. Mas, aqui, nesse convite, o "olhar para a frente" quer dizer: "olhe para o livro". Sem pressa. Saboreie as imagens com as crianças. O que essas imagens te dizeme O que dizem às criançasa Repare em quais imagens os pequenos leitores mais "viajam", quais delas eles mais gostam de vere Boa parte da história está nas ilustrações, se permita ler o que não está escrito!

///

2-) Ouça as crianças

O que elas têm a dizer sobre essa história tão profundad O que será que tem lá nas nuvensn A menina sempre quis uma nuvem só pra ela: o que será que a/o pequena/o leitor/a aí na sua casa sempre quisi Para onde seus filhos sempre olhama Para onde foi a meninan O que será que ela está fazendo agora em seu balãoã Seu filho já quis ser um pássaror Ou um peixex

///

3-) Olhe para as nuvens...

Que tal resgatar aquela deliciosa e clássica brincadeira de infância e adivinhar as formas das nuvens com as criançasa Coelho, gato, árvore, coração: qual é a que está passando agorinha aí na sua casas Uma ideia é desenhar com os pequenos ou mesmo fotografar as nuvens mais bacanas, aquelas que mais desafiaram as imaginações e sensibilidades por aí!

///

Entre nuvens

Autor: André Neves Ilustrador: André Neves Temas: Humanos / Convivência social / Imaginação / Admiração / Respeito às diferenças Faixa Etária: A partir de 3 anos R$ 44

///

E vocêg O que vê quando olha sua nuveme
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog