ERRATA: "Trincheira tropical", de Ruy Castro
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
Em 2017, chegava às livrarias pela editora Nós O peso do pássaro morto, de Aline Bei — um romance de estilo único que chama a atenção pela honestidade e crueza com que retrata o feminino. Quatro anos depois, a autora faz sua estreia, de sucesso imediato, na Companhia das Letras com o recém lançado Pequena coreografia do adeus. O livro, que acompanha a protagonista Júlia Terra, constrói um relato tão sensível quanto brutal sobre família, amor e abandono.
Para falar sobre "Pequena coreografia” e clubes de leitura — peça chave para a divulgação dos livros da autora —, a Rádio Companhia convida a escritora e atriz Aline Bei, Juliana Leuenroth, uma das criadoras e coordenadoras do projeto Leia Mulheres, e Stéphanie Roque, editora da Companhia das Letras e uma das editoras de Bei.
Saiba mais sobre Pequena coreografia do adeus: Júlia é filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares. O livro já está disponível nos formatos físico e e-book.
Apresentação: Mariana Figueiredo
Edição: Paulo Júnior
Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
Para entrar em clima de comemoração, agradecimento e de renovação para o ano novo, selecionamos alguns caminhos traçados pelos livros lançados por nossos selos infantis em 2025:
Entre criar novas histórias e revisitar as antigas, o autor reflete sobre sua trajetória sem medo de se reinventar e fala ao Blog sobre ‘Abel e as estrelas’, seu livro mais recente