ERRATA: "Trincheira tropical", de Ruy Castro
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
A escritora e professora de filosofia Muriel Barbery viveu uma vida razoavelmente anônima até 2006. Naquele ano, foi publicado na França o seu segundo romance, A elegância do ouriço. Logo, o livro se transformou numa sensação literária, e vendeu milhões de exemplares nos mais de trinta países para onde foi traduzido.
Em 2022, a Companhia das Letras lança o novo romance de Muriel Barbery. Em Uma rosa só, a protagonista é uma mulher que se esconde da vida. Depois da morte do pai, um homem japonês que ela nunca conheceu, Rose precisa ir até Kyoto para ouvir a leitura do testamento e cumprir um curioso roteiro de passeios deixado pelo pai.
Para conversar sobre essas obras tão delicadas, suas referências e suas narrativas, a Rádio Companhia recebe Rosa Freire d’Aguiar, tradutora da obra de Barbery; Tamy Ghannam, influenciadora, crítica literária e fã da autora; e Camila Berto, editora da Companhia das Letras e responsável pela edição de Uma rosa só.
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
Para entrar em clima de comemoração, agradecimento e de renovação para o ano novo, selecionamos alguns caminhos traçados pelos livros lançados por nossos selos infantis em 2025:
Entre criar novas histórias e revisitar as antigas, o autor reflete sobre sua trajetória sem medo de se reinventar e fala ao Blog sobre ‘Abel e as estrelas’, seu livro mais recente