Mergulhar no tempo das cerejas, por Meritxell Hernando Marsal
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Este é o quinquagésimo programa da Rádio Companhia! E temos uma conversa muito importante que marca os 130 anos da abolição formal da escravidão. Falamos com Lilia M. Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes sobre o Dicionário da escravidão e liberdade, que reúne cinquenta textos dos maiores especialistas no tema.
Um panorama abrangente de como a escravidão se enraizou perversamente em nosso cotidiano. “A meia centena de ensaios concisos que Lilia Moritz Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes reuniram neste volume, com título e intenção de ser um dicionário temático, mostra a grande quantidade de faces que compõem o que é um poliedro em movimento. Cada um desses textos convida a novos textos, a novas pesquisas, a aprofundamentos, a novas comparações e a contestações. Não faltam neste livro parágrafos sobre a espera, a busca e a obtenção da liberdade. Sobre a liberdade como antônimo de escravidão, mas que com ela coexiste para a ela se opor. Se estes ensaios nos dizem que o passado é sem esperança de conserto, eles não nos deixam esquecer que não há sombra sem luz.” Do prefácio de Alberto da Costa e Silva Ouça também no iTunes, Deezer ou Spotify.
Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no e-mail radio@companhiadasletras.com.br ou nas nossas redes sociais. Nosso próximo Clube Rádio Companhia acontecerá no final de maio, e vamos ler Carta a D., de André Gorz. Se você já leu ou vai ler conosco, deixe seu comentário no evento do clube para participar. Os melhores comentários podem ganhar livros do Grupo Companhia das Letras.
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX
Como se preparar para a Conferência do Clima, que este ano acontece em Belém