ERRATA: "Trincheira tropical", de Ruy Castro
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio

O físico brasileiro Marcelo Gleiser venceu, na última terça-feira (19), o Prêmio Templeton, considerado o "Nobel do diálogo entre a ciência e a espiritualidade". Professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, em New Hampshire (EUA), Gleiser foi laureado por “uma contribuição excepcional à afirmação da dimensão espiritual da vida, seja por meio de insights, descobertas ou obras práticas”. O prêmio lhe rendeu 1,1 milhão de libras esterlinas, equivalente a cerca de 5 milhões de reais.
Para saber mais sobre a trajetória do físico, clique aqui e confira a entrevista concedida à Folha de S.Paulo, jornal no qual Gleiser assinou uma coluna por anos.
Conheça também três de seus livros publicados pela Companhia das Letras:

Publicada pela Companhia das Letras em 2001 e relançada em formato de bolso em 2011, a obra examina a influência de idéias apocalípticas no pensamento científico desde os pré-socráticos até a astrofísica moderna. Discute também as teorias científicas mais atuais sobre o início e o fim do universo sob um enfoque multidisciplinar que explora as relações entre ciência e religião. Ao lado da pesquisa e do ensino, a divulgação científica é uma frente de trabalho a que Gleiser se dedica apaixonadamente. O fim da Terra e do Céu resulta dessa tarefa, que, para ele, constitui um necessário exercício de cidadania.
Livro vencedor do prêmio Jabuti 2002 de Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática. Saiba mais.

Numa breve história das grandes indagações da humanidade, este livro explica alguns dos problemas mais complexos da física contemporânea, sem complicadas fórmulas matemáticas nem tecnicismos herméticos. Em A dança do Universo, o físico apresenta versões de diversas culturas para o mistério da Criação até desembocar na explicação da ciência moderna para o surgimento do Universo, mostrando que a religião e as teorias científicas não são tão distantes quanto imaginamos
Livro vencedor do prêmio Jabuti 1998 de Melhor Ensaio e Biografia. Saiba mais.

Contado do ponto de vista do mestre Michael Maestlin, este belo romance narra a vida atribulada do genial matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), que, através da observação da órbita de Marte, formulou as 3 leis fundamentais do movimento planetário. Saiba mais.
Utilize o cupom exclusivo MEINDICA20 e garanta até 20% de desconto no site da Companhia das Letras. Sujeito a alterações sem aviso prévio. Leia os termos e condições.
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"