Mergulhar no tempo das cerejas, por Meritxell Hernando Marsal
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"

Seria possível juntar numa mesma história o ditador fascista Benito Mussolini, o humanista francês Romain Rolland, Nobel de Literatura, e o pacifista Stefan Zweig?
"Quem armou esta façanha foi um jovem médico italiano, o socialista Giuseppe Germani. Na verdade, foi a sua mulher, Elsa. Para tirá-lo do cárcere na Itália, ela fez um dramático apelo a Stefan Zweig, no auge de sua fama, o escritor mais traduzido do mundo. Zweig queria mostrar ao guru, Romain Rolland, que era possível enfrentar as tiranias com a força da palavra, sem recorrer ao confronto político. Conseguiu, escrevendo uma carta a Mussolini para libertar o médico acusado de conspirar contra o regime. Esta dramática história é revivida, pela primeira vez, através de fotos e cartas inéditas cedidas pela nora do Dr. Germani, Monika Germani". Assim explica Alberto Dinnes, autoridaddes internacional no grande escritor austríaco e coordenador da série Stefan Zweig na Zahar.
A exposição O caso Germani está em cartaz no Midrash Centro Cultural, no Rio de Janeiro, até o dia 1/12 e na casa Stefan Zweig, em Petrópolis, a partir do dia 2/11.
Serviço:
Midrash Centro Cultural
rua General Venâncio Flores 184 / Leblon
Rio de Janeiro, RJ
tel.: 55 21 2239-1800
Casa Stefan Zwieg
rua Gonçalves Dias 34 Petrópolis, RJ
tel.: 55 24 2245-4316
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX
Como se preparar para a Conferência do Clima, que este ano acontece em Belém