Mergulhar no tempo das cerejas, por Meritxell Hernando Marsal
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Ney Matogrosso acaba de completar 80 anos, e a efeméride corresponde também à conclusão do trabalho do jornalista Julio Maria que, depois de longa pesquisa e quase 200 entrevistas, lança Ney Matogrosso: A biografia pela Companhia das Letras.
O livro vai às camadas mais profundas da história de Ney para entregar a vida de um artista que pagou caro por defender seu direito de ser livre.
Neste episódio da Rádio Companhia, você confere um bate-papo entre biógrafo e biografado. Para celebrar a chegada da obra às livrarias e lojas on-line, a Companhia das Letras, em parceria com o Sesc Pinheiros, promoveu um encontro especial entre os dois, com mediação da apresentadora Didi Couto, que está à frente do programa Metrópolis, da TV Cultura.
Saiba mais sobre Ney Matogrosso: A biografia:
Aliado apenas à própria intuição, Ney Matogrosso abriu um caminho único na música brasileira. Enfrentou as intransigências do pai militar e os dogmas da Igreja católica, sobreviveu aos anos de chumbo e à sombra da aids, manteve-se firme diante das promessas de riqueza do showbiz, das críticas a seu "canto de mulher" e da vigilância das censuras.
O jornalista e biógrafo Julio Maria passou cinco anos perseguindo a trilha de Ney para contar a história de um dos personagens mais transformadores da cultura do país.
Apresentação e edição: Paulo Junior
Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX
Como se preparar para a Conferência do Clima, que este ano acontece em Belém