Mergulhar no tempo das cerejas, por Meritxell Hernando Marsal
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
A Companhia das Letras tem o prazer de anunciar as instituições contempladas para esta edição do edital para clubes de leitura e remição de pena no território nacional. Foram selecionadas 25 unidades em 12 Estados: 11 unidades femininas, 13 masculinas e uma unidade mista.
Como o foco de nosso fomento valoriza a diversidade e as populações mais vulneráveis, dentre as instituições contempladas, temos uma unidade de mulheres gestantes e crianças até 1 ano de idade, em Minas Gerais; população carcerária de idosos, no Rio de Janeiro; duas instituições que apoiam a população LGBTQIAP+ privada de liberdade; e diversos contemplados cuja população tem apenas os primeiros anos de formação escolar.
As instituições selecionadas mostraram forte atuação na remição de pena, a partir dos apoios firmados com a vara de justiça responsável, Ministério Público ou com a ação das políticas públicas dos Estados, contribuindo para o desencarceramento e a reinserção das pessoas na sociedade por meio do estudo e da leitura.
Cada instituição receberá 150 livros (seis títulos e 25 exemplares de cada) para implementar clubes de leitura com remição de pena, além de um curso de mediação de leitura e acompanhamento na gestão do projeto.
Agradecemos a todas as unidades e instituições que participaram do edital.
Veja a lista abaixo dos selecionados. As instituições estão organizadas por ordem alfabética de estado.
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX
Como se preparar para a Conferência do Clima, que este ano acontece em Belém