Todo mundo precisa de oito horas diárias de sono? Por que comer após o pôr do sol pode afetar nosso peso? As pesquisas do neurocientista Russell Foster sobre o relógio biológico, expostas em seu livro O ciclo da vida, nos orientam para os horários ideais de dormir, comer, praticar exercícios, estudar e trabalhar.
Entre os muitos ensinamentos dados por Foster, aprendemos que, embora existam “cronotipos” diferentes de pessoas — ou seja, algumas pessoas são “matutinas”, outros “neutras” e outras “noturnas" –, há grandes benefícios em acordar cedo, entre eles, melhorar a qualidade do sono, a saúde e até a aparência.
Quem nunca ouviu falar do sono da beleza? Diz a lenda que, para ficar mais atraente, é preciso ter uma boa noite de sono. Segundo o neurocientista, pode haver um fundo de verdade nisto. "Os estudos demonstraram que, quando as pessoas estão excessivamente cansadas, parecem menos atraente aos outros. Talvez isso ocorra porque elas produzem maior quantidade de cortisol, hormônio do estresse", ele defende.
Regulado pelo nascer e pelo pôr do sol, o sistema circadiano é responsável por comunicar aos circuitos cerebrais qual é a melhor hora para dormir e acordar. Controlada por um relógio biológico e 24 horas, nossa biologia nos avisa qual é a melhor hora para quase todas as atividades básicas para nossa sobrevivência. É esse ajuste interno diário nos permite operar de maneira ideal em um mundo dinâmico.
Em O ciclo da vida, Russell Foster nos ensina como a ciência do relógio biológico pode revolucionar nosso sono e saúde (foto: Desenho Editorial)
Separamos quatro dicas preciosas dadas por Foster no livro para ajudar a compreender melhor o ciclo do sono e colocar em prática o plano de acordar cedo tendo dormido bem!
Confira a seguir:
1. Exponha-se à luz natural logo no início da manhã
Russell Foster nos mostra como tomar luz solar diretamente logo que acordamos, adianta o relógio biológico, levando-nos a ir para a cama e acordar mais cedo.
2. Mantenha os níveis de luminosidade baixos nas horas que antecedem o sono
O nível de luminosidade ideal para nos expormos nos momentos antes de dormir é aquele relativamente baixo, menor do que 100 lux, segundo Foster. Dessa forma, nosso nível de alerta é reduzido e ficamos mais predispostos ao sono.
3. Nada de álcool à noite
Consumir álcool à noite, antes de dormir, gera perturbação na liberação de nossos neurotransmissores e hormônios dentro do cérebro. Isto altera a estrutura do nosso sono, piorando sua qualidade e provocando um sono mais curto e fragmentado.
4. Não se exercite perto da hora de dormir
Quando fazemos esforço físico imediatamente antes de colocarmos nosso corpo em repouso para uma noite de sono, aumentamos a temperatura central do corpo. Dessa forma, a chegada do sono é adiada (e não é isso que queremos, uma vez que a ideia aqui é te ajudar a dormir mais cedo).
Encontre mais dicas e curiosidades sobre o ciclo do sono em O ciclo da vida, de Russell Foster! |