Um livro que reflete tempos de pouco diálogo
Visitamos o ateliê dos autores José Carlos Lollo e Blandina Franco para falar sobre o livro do casal "Eu não acho de jeito nenhum"
Por Blandina Franco
Em 2020 o nosso Pum fez dez anos. Parece indiscrição e até um pouco de cara de pau nossa assumir assim, publicamente, que faz mais de dez anos que eu e o Lollo deixamos nosso Pum espalhado por livrarias, escolas e bibliotecas do Brasil inteiro – e nem é um Pum só. Até 2019 foram cinco Puns diferentes, algumas vezes só o Pum, outras vezes o Pum chegava com Chulé, com Piriri, com Meleca e até com Arroto (em 2020, foi lançado o sexto, o livro de banho Soltei o Pum na banheira).

(Ilustração de Lollo)
Mas isso, ao contrário do que muita gente pode pensar, não é motivo de vergonha pra gente. Nós amamos o Pum, em grande parte nossa carreira como autores de literatura infantil é, pode-se dizer, um estouro (modéstia à parte). Com o Pum, conquistamos espaço para falar de outros assuntos menos bombásticos, mas igualmente importantes, como a história do Ernesto de quem todo mundo vive falando alguma coisa, ou da Raiva, que conquistou outros países e pode ser encontrada na Turquia, na China e em Portugal.
Há mais de dez anos, quando pensamos em contar a história do Pum, a gente não achou que ele seria o sucesso que é. Nem sabíamos se alguma editora toparia fazer um Pum com a gente e tivemos a sorte de o pessoal da Companhia das Letrinhas entrar na brincadeira.
É uma história simples, despretensiosa, feita de trocadilhos para as crianças brincarem. Até o traço é sem compromisso, e talvez seja essa simplicidade que torna o livro tão querido pelas crianças. O Pum foi feito com a gente se divertindo e para divertir as crianças. Acreditamos que diversão é uma ótima porta de entrada para a leitura. Rir não é só o um bom remédio para muitas coisas na vida, é também um ótimo caminho para aprender a gostar de coisas sem nem perceber que está aprendendo. Rir é brincar, e quem não gosta de brincar?

Ilustração de Lollo para a comemoração de 10 anos do Pum, em 2020
Não adianta a gente tentar convencer uma criança de que um livro é tão legal quanto, ou melhor ou igual a um brinquedo se ela não se divertir lendo. A gente sabe que a leitura leva as pessoas para um monte de lugares diferentes e resolve um monte de coisas internamente, mas convencer uma criança de que isso acontece, fazer ela acreditar e sentir vontade de investir o seu tempo na leitura é um pouco mais complicado do que simplesmente dizer isso ou ler uma história para ela. E aqui, falar com as crianças na língua delas, dizer besteiras, escrever um livro divertido sem a pretensão de passar algum tipo de moral ou lição é um bom truque, uma roubada no jogo que as aproxima dos livros e do mundo da leitura.
Cresci ouvindo do meu pai que eu podia ler tudo o que quisesse e me desse prazer e essa é uma lição que não esqueço. Fiz a mesma coisa com meus filhos mais velhos, e eu e Lollo fazemos com nosso filho José. Parece que está dando certo, aqui, todo mundo adora ler. Se o nosso Pum fizer isso com outras crianças, eu e Lollo ficaremos muito felizes.
(Texto atualizado em 8/1/2023)
***
Blandina Franco é escritora de livros infantis e José Carlos Lollo é ilustrador. A dupla tem mais de 40 livros publicados, foi vencedora do prêmio Jabuti em 2014 e 1015 e finalista em 2011, 2013 e 2015. Recebeu menção honrosa no prêmio Bologna Ragazzi Digital Award em 2012 pelo livro "Quem soltou o Pum?" e outra menção honrosa do Prêmio João de Barro de 2014. Quatro de seus livros foram selecionados para o Catálogo de Bolonha da FNLIJ. A dupla recebeu ainda o prêmio 30 Melhores Livros infantis do Ano, da revista Crescer, em 2014, 2015, 2017 e 2019 e o prêmio Selo Cátedra 10 - Seleção 2018 da Unesco. O trabalho completo deles está no site Circo Blandollo.
Leia mais:
+ Blandina Franco: "Leituras imperdíveis"
+ Blandina Franco: "A Susi é minha!"
Visitamos o ateliê dos autores José Carlos Lollo e Blandina Franco para falar sobre o livro do casal "Eu não acho de jeito nenhum"
Os autores Blandina Franco e José Carlos Lollo lançam livro para ser lido até por bebês na banheira ou no chuveiro, com as aventuras do famoso cãozinho
Apresentamos 10 razões que explicam por que as livrarias são lugares tão incríveis e que vão te convencer a participar da nossa campanha de fim de ano “Todas as histórias cabem aqui”