8 livros para quem ama os animais da fazenda

31/01/2024


“A voz de uma passarinho me recita”, escreveu Manoel de Barros


Se, para os adultos, o ideal da vida no campo é sinônimo de tranquilidade, menos poluição e uma horta para chamar de sua, para as crianças o maior atrativo são - sem dúvida! - os animais. Vacas, carneiros, bezerros, cavalos, galinhas, porcos - todos despertam a curiosidade dos pequenos. Seja pelos sons, pelas penas, pelos cascos, pela crina… Pelo que comem, pela forma como se movimentam, pelos sons que fazem.

Ilustração de Bibo no sítio, de Silvana Rando

O coelho Bibo vai ao sítio e se diverte com os animais...

 

Mesmo vivendo nas cidades, as crianças aprendem a nomear os bichos que moram na fazenda muito cedo - graças às histórias e às cantigas que os apresentam. Para contribuir com esse repertório, selecionamos alguns livros em que os animais da fazenda são presença garantida - sendo protagonistas ou não! Confira:

 

1, 2, 3 Quem está na fazenda? (Brinque-book, 2018), de Cocoretto

Capa de 1, 2, 3 Quem está na fazenda?

“Quem está aí?” A brincadeira deste livro é levantar as abas para descobrir quem é o que faz cada animal que se esconde… Um jeito divertido de trazer as adivinhas para a leitura - e de apresentar vários animais às crianças.

 


A fazenda dos mirtilos (Brinque-Book, 2024), de Stephen Michael King

Capa de A fazenda dos mirtilos

Um dia qualquer na fazenda, mesmo sem grandes acontecimentos, pode revelar imensas pequenas alegrias. Os pássaros cantando ao raiar do dia. A colheita de ovos fresquinhos. O cuidado com a horta. Esse é o espírito desta história cheia de pequenas delicadezas que são possíveis apenas no contato com a terra e os animais!

 


Apertada e sem espaço (Brinque-Book, 2012), de Julia Donaldson com ilustrações de Axel Scheffler

O Grúfalo - que de animal de fazenda não tem nada - talvez seja o personagem mais  famoso da dupla que assina este livro. Mas essa história, que acontece em uma casa de fazenda, foi a primeira que eles escreveram. “Nesta casa quase não há espaço, velho sábio, não sei o que faço”, reclama a dona da fazenda, espremida em um cômodo miúdo. A solução que ele apresenta é simples: basta colocar os animais todos para dentro. Quando eles saírem, a casa parecerá imensa!

 

Bem-vindos à fazenda (Brinque-Book, 2019), de Nicola Slater

Capa de Bem-vindos à fazenda

Com muitas cores, texturas e interações, este é um livro ideal para os leitores  bem pequenininhos. Nele, acompanhamos  o gatinho Dudu, que percorre a fazenda com sua bicicleta - e a cada página vai revelando outros bichos. 

 


Bibo no sítio (Brinque-Book, 2023), de Silvana Rando

Capa de Bibo no sítio

O coelhinho Bibo vai passar uma temporada no sítio com seus avós. E faz por lá tudo o que tem direito: cuida da horta, passeia de charrete, come bolo de vó quentinho… e, claro, encontra vários bichos da fazenda pelo caminho.

 

Dorminhoco (Brinque-Book, 2002), de Michael Rosen  com ilustrações de Jonathan Langley

Capa de Dorminhoco

Os animais dormem na fazenda: a vaca, o carneiro, o gato, a porca e seus porquinhos… e o cachorro. Tudo vai bem até que o cachorro começa a roncar e atrapalha o sono de todo mundo! 


Orelha de limão, de Katja Reider com ilustrações de Angela Von Roehl

Capa de Orelha de Limão

A ovelha desta história poderia ser uma ovelha como outra qualquer, mas não era. Tudo por conta de um detalhe: uma de suas orelhas era verde-limão! 


Um dia na fazenda (Brinque-Book, 2018), de Yu-Hsuan Huang

Capa de Um dia na fazenda

O cão Noé não para um minuto. Ele é o fazendeiro e sempre tem muitas, muitas coisas a fazer: tirar leite, cuidar da roça, dirigir o trator… ainda bem que ele pode contar com a ajuda dos pequenos leitores, que vão movimentando as abas para auxiliar Noé em suas tarefas!

 

LEIA MAIS: 5 curiosidades que seu filho vai adorar saber sobre caracois

Compartilhe:

Veja também