Como a organização pode ajudar a vencer a procrastinação
Para evitar o "amanhã eu faço", confira dicas de organização para ajudar toda a família e começar 2025
Janeiro é mês de férias… mas também de começar a se preparar para a volta das aulas. Algumas crianças, as menorzinhas, irão para a escola pela primeira vez. Outras, estão ansiosas para reencontrar os amigos e professores. Mas é claro que tem aquelas que prefeririam esticar um pouco mais os dias de folga… Seja qual for o caso, em breve, todas estarão na escola!
Enquanto o dia do retorno - ou da estreia! - não chega, os livros podem ajudar a apresentar ou a matar a saudade desse local tão especial. Impossível lembrar da infância sem lembrar da escola - dos colegas, dos professores, das brincadeiras, das lições e das primeiras amizades! Veja uma lista de obras que fazem sentir esse gostinho do que é ser estudante:
Para muitas crianças pequenas, o fim das férias não representa uma volta às aulas, mas o começo da vida escolar. Assim como aconteceu com a morceguinha Catarina. E como ela, talvez muitas crianças não tenham lá uma predisposição muito positiva para trocar a casa por esse local ainda desconhecido que é a escola... No livro, os pais de Catarina insistiram e insistiram para que a filha se animasse. Mas não teve jeito: “Nem sonhando!” a morceguinha respondia. Até que ela gritou tão alto, mas tão alto… que seus pais ficaram pequenininhos. E assim, minúsculos, eles foram acompanhar a morceguinha em sua estreia na escola. Mas, no fim, eles talvez tenham atrapalhado mais do que ajudado…

A escola, principalmente para os pequenininhos, tem momentos bem marcados. A hora de sair para o parquinho, a hora da história, a hora de tomar o lanche. Com o coelhinho Bibo, acompanhamos os ritmos e experiências que dão o tom da rotina escolar - e que também pode trazer grandes desafios, como precisar dividir os brinquedos… Sempre ao lado dos amigos, Bibo se diverte, presta atenção na professora Isabel e até tira um cochilinho!
Chegou o dia: fi-nal-men-te o dono do Pum vai poder levar seu mascote para que os amigos o conheçam, porque é o mês dos bichos na escola. Só tem um problema: será que o Pum vai se segurar durante as aulas? Ou será que até a diretora da escola vai acabar conhecendo o Pum?
A escola é lugar de ter experiências novas, aprender e fazer amigos… mas nem sempre é assim. Que o diga o menino Orion. Sensível, esperto e muito amado por seus pais, Pedro e Paulo, Orion é desrespeitado por um de seus colegas que solta comentários maldosos sobre sua família. Ainda bem que a professora Glorinha estava por perto e ajudou o menino a reencontrar o caminho para confiar em si mesmo outra vez.

A escola também pode ser o lugar em que o primeiro amor desperta. Foi assim que aconteceu com o menino em seu primeiro dia de aula. Logo que ele colocou os olhos em Clara, já estava feito. Era mesmo paixão. E para conquistar a amada, o garoto recorreu a um artifício comum: atrair a atenção dela, descobrindo seus gostos. Clara era encantada por pássaros. E o menino não teve dúvidas do que fazer: ganhar asas. Uma história delicada que mostra com pureza a descoberta do primeiro amor.

Para crianças pequenas, a escola é a primeira oportunidade de experimentar o mundo e a vida em sociedade para além dos muros da família. Já para os pré-adolescentes, que estão naquela fase em que os amigos são muuuuito mais legais e interessantes do que pai e mãe, a escola acaba se tornando o centro da vida social. Que o diga a personagem Mia. No primeiro livro, O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Maldivas (20205), tudo começa em plena aula de ciências, quando a menina ganha um chocolate Pura Magia e com ele, um bilhete com um convite, de seu (até então só) amigo, Bereba: "Quer sentar do meu lado hoje na perua?" No segundo livro, O dia em que minha vida mudou por causa de um pneu furado em Santa Rita do Passa Quatro (2025), a bordo de um ônibus de excursão - agora com Bereba como seu namorado -, a menina vai ter mais um dia louco pela frente… Será que o sexto ano inteiro vai ser assim?
Para evitar o "amanhã eu faço", confira dicas de organização para ajudar toda a família e começar 2025
Falamos com a autora Silvana Rando sobre a coleção do Bibo, de livros que abordam a rotina e o universo dos bem pequenos
Conversamos com Beatrice Alemagna, uma das artistas mais premiadas e admiradas da literatura ilustrada contemporânea, que acaba de lançar seu novo livro no Brasil, "Nem sonhando".