Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / ENCICLOPÉDIA DA MODA
Livro Impresso
Ficou na dúvida? Compra um vale presente
Livro vencedor do prêmio Jabuti 1993 / Categoria: Melhor Produção Editorial Livro Texto
#ENCICLOPEDIADAMODA
Feito sob medida para profissionais, estudantes, apaixonados e curiosos, este é um guia indispensável para todos os que querem entender melhor o mundo da moda. De A a Z, mais de 1300 verbetes detalham a vida e o trabalho dos maiores estilistas e profissionais da moda de todos os tempos. Reedição atualizada e ampliada, acrescida de mais de 100 verbetes sobre a moda brasileira.
Apresentação
A moda é um reflexo mutável do que somos e dos tempos em que vivemos. As roupas revelam nossas prioridades, nossas aspirações, nosso liberalismo ou conservadorismo. Contribuem muito para satisfazer necessidades emocionais simples ou complexas, e podem ser usadas, consciente ou inconscientemente, para transmitir mensagens sexuais sutis ou diretas. Emprestam cor e forma a nosso ambiente e dão forma a nossos sentimentos. Como mostra este livro, as roupas e os estilistas que as criaram são a primeira e a última palavra da linguagem que é a moda.
Esta enciclopédia cobre o período que vai de 1840 - quando surgiu a máquina de costura, que estabeleceu a base para a indústria de prêt-à-porter - até o fim da década de 90 e abrange a moda em todos os seus aspectos, com verbetes para estilistas, casas de alta-costura, fabricantes, criadores de acessórios e jóias, cabeleireiros e figurinistas de teatro e cinema.
O livro compreende também a imprensa especializada, os fotógrafos e ilustradores de moda, os movimentos artísticos, as expressões típicas da área, os estilos das roupas, os processos técnicos e industriais, além de personalidades que influenciaram ou promoveram tendências neste mercado que movimenta milhões e milhões de dólares por ano - e que não pára de crescer.
Esta segunda edição (a primeira vendeu mais de 10 mil exemplares), com novo projeto gráfico, foi atualizada e conta com mais de cem verbetes brasileiros, ilustrados por cerca de 30 imagens, num levantamento inédito de confecções, estilistas e personalidades que marcaram a moda do país. Os verbetes foram elaborados pela jornalista Cynthia Garcia, formada em história da arte no Fleming College (Florença, Itália) e professora do MBA Gestão do Luxo, da Fundação Armando Alvares Penteado. Depois de trabalhar quinze anos como editora de edições especiais das revistas Vogue e Casa Vogue, Cynthia é hoje editora-chefe da revista Wish Report, publicação do nicho de luxo.
Ficha Técnica
Título original: The Thames & Hudson dictionary of fashion and fashion designers
Tradução: Gloria Maria de Mello Carvalho e Maria Ignez França
Páginas: 360
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.63 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 09/12/1992
ISBN: 9788535909562
Selo: Companhia das Letras
Prêmios
Livro vencedor do prêmio Jabuti 1993 / Categoria:
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2020