Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / UM BANQUETE DE PALAVRAS
Companhia das Letras
UM BANQUETE DE PALAVRAS
Uma história de sensibilidade gastronômica
Tradução: Paulo Neves
#UMBANQUETEDEPALAVRAS
Qual era o gosto de uma refeição, de um vinho, no século III antes ou depois de Cristo? Mais do que a história dos produtos alimentares, trata-se aqui da história do gosto.
Apresentação
Que gosto tinha o vinho servido no Banquete de Platão? O que comeram os Medici de Florença quando visitaram Roma em 1513? Por que comparam o cozinheiro Antonin Carème, o maior do século passado, ao pintor Rafael? O que uma refeição reflete da história de uma civilização?
Para se aproximar dos sabores e dos hábitos alimentares da Grécia Antiga, dos banquetes medievais ou da casa de um camponês espanhol no início deste século, o jornalista e crítico francês Jean-François Revel consulta todos os gourmets da história, de Apicius a Paul Bocuse. Mas não só eles. Para Revel, as grandes fontes da história da sensibilidade gastronômica são a literatura e a arte. Assim, imaginamos o aroma de um vinho ou a maneira de servir um prato numa determinada época com a ajuda de Baudelaire, Cervantes, Boccacio, Aristófanes, Michelangelo - e descobrimos que o prazer à mesa sempre foi fundamental.
Ficha Técnica
Título original: UN FESTIN EN PAROLES
Tradução: Paulo Neves
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 336
Formato: 11.00 X 18.00 cm
Peso: 0.264 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 12/08/1996
ISBN: 9788571645752
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia