Livro acessível
0
Carrinho
Companhia das Letras
COCANHA
A história de um país imaginário
Livro vencedor do prêmio Jabuti 1999 / Categoria: Ciências Humanas
#COCANHA
Sexo, fartura, liberdade, eterna juventude: a terra de Cocanha, mito atemporal e universal, dá origem a esse estudo refinado sobre o dolce far niente, sobre o prazer que não é preciso buscar porque ele apenas vem.
Apresentação
Mito, utopia, ideologia, sonho que alimenta o imaginário de vários povos, sob as formas mais diversas. A maravilhosa Cocanha é isto: terra de abundância, liberdade, ócio, prazeres absolutos, eterna juventude... Trazida ao tempo e ao espaço por um poeta anônimo francês de meados do século XIII, essa velha tradição oral foi cantada em verso e prosa durante séculos, em todos os cantos do mundo.
Neste cuidadoso ensaio, a Cocanha é abordada a partir das condições sociais, políticas e religiosas que propiciaram o aparecimento de suas primeiras versões escritas, no Norte da França e na Inglaterra. Recorrendo a fontes dos séculos XIII ao XX, Hilário Franco Júnior não somente mostra a imensa riqueza cultural da Cocanha como percorre os caminhos dessa terra desejada por muitos e desfrutada por quase ninguém. Uma terra em que não é preciso buscar o prazer, porque ele apenas vem.

Prêmio Jabuti 1999 de Melhor Livro de Ciências Humanas
Ficha Técnica
Título original: COCANHA: A HISTORIA
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 328
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.390 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 25/09/1998
ISBN: 9788571648128
Selo: Companhia das Letras
Prêmios
Livro vencedor do prêmio Jabuti 1999 / Categoria:
Autor

Assine a newsletter da Companhia