Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / O MERCADO DAS CRENÇAS
Companhia das Letras
O MERCADO DAS CRENÇAS
Filosofia econômica e mudança social
#OMERCADODASCRENCAS
A fim de melhor compreender a natureza das decisões econômicas, Eduardo Giannetti questiona a noção de que as crenças governam a ação social e discute as relações entre idéias, interesses e comportamento. Entre a economia, a política e a história das idéias, o livro sugere que os economistas não exercem tanta influência quanto supõem.
Apresentação
Publicado originalmente nos Estados Unidos, em 1991, O mercado das crenças, de Eduardo Giannetti, ganha sua primeira edição brasileira. Livro de estréia do autor, o ensaio trata do papel da filosofia política e econômica (as "idéias") nos processos de formação das crenças e de mudança social. A intenção principal é entender o comportamento da economia pelo exame das motivações não-racionais (as "paixões").
O livro parte das concepções de pensadores como David Hume e Adam Smith para entender o modo como as paixões acabam por afetar nossa conduta como consumidores, produtores e tomadores de decisão. Além disso, procura compreender como, por meio da linguagem, as paixões influem na transmissão das idéias entre gerações e pessoas. Giannetti localiza a preocupação com esse problema no cerne de uma importante tradição da filosofia moral britânica.
Segundo o autor, a ênfase no componente não-racional de nossos mecanismos de fixação das crenças contribui para esclarecer e restringir afirmações enganosas, feitas com freqüência pelos filósofos de tradição utilitarista, marxistas, keynesianos e neoliberais, que acreditam no poder supremo das idéias para moldar a conduta humana e as instituições da vida prática.
Entre a economia, a filosofia, a política e a história das idéias, Giannetti desafia o leitor e o educa sobre as concepções de natureza humana e do avanço do conhecimento, com profunda erudição e clareza argumentativa.
Ficha Técnica
Título original: BELIEFS IN ACTION
Tradução: Laura Teixeira Motta
Capa: Angelo Venosa
Páginas: 296
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.536 kg
Acabamento: Capa flexível
Lançamento: 13/11/2003
ISBN: 9788535904338
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia