Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / TÁBULA RASA
Clique para ampliar
Companhia das Letras
TÁBULA RASA
A negação contemporânea da natureza humana
Livro
R$ 87,90
Fechar
Escolha um vendedor
#TABULARASA
A partir de conhecimentos da ciência da linguagem, da psicologia e da genética, Steven Pinker questiona o dogma de que o ser humano é tábula rasa ao nascer e defende a conjugação das influências sociais e da biologia para a compreensão da personalidade e do comportamento. Cientista renomado, Pinker é autor do best-seller Como a mente funciona.
Apresentação
Steven Pinker é um dos mais respeitados nomes da ciência cognitiva e dos estudos da linguagem aplicados à neurociência. Seus ensaios têm grande aceitação na comunidade acadêmica e também no público em geral. Em Tábula rasa, Pinker enfrenta o debate "natureza versus criação".
O autor ataca três dogmas fortemente arraigados na cultura ocidental: a idéia de que a mente de um recém-nascido é uma "tábula rasa" a ser preenchida pelos pais e pela sociedade; a concepção de que o homem em seu estado primitivo é um bom selvagem; e a crença de que a alma imaterial dotada de livre-arbítrio é a única responsável pelas ações do indivíduo.
O autor descreve a evolução histórica dessas três idéias, originadas respectivamente das concepções de John Locke, de Rousseau e da religião. Pinker demonstra como elas se estabeleceram de forma inquestionável até comporem uma espécie de "doutrina oficial", que hoje influencia não só a criação dos filhos, mas também a vida política.
Pinker recorre a autores como Darwin, Kant, Shakespeare e até a personagens dos quadrinhos, como Calvin e Haroldo, para defender a idéia de uma natureza humana alicerçada na biologia. Segundo essa concepção, o ser humano nasce equipado com um conjunto de informações genéticas que direciona o seu desenvolvimento. Em cada indivíduo, a natureza humana, regida pela biologia, sofre influências da cultura e da sociedade - e é da interação de ambas que resultam personalidade e comportamento.

"Arrebatador, erudito e divertido - e muito persuasivo" - Time

"Um livro extraordinário: claro, implacável e empolgante" - The Washington Post
Ficha Técnica
Título original: THE BLANK SLATE
Tradução: Laura Teixeira Motta
Capa: Marcello Serpa
Páginas: 688
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.905 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 19/05/2004
ISBN: 9788535904949
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia