Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / DICIONÁRIO DE LUGARES IMAGINÁRIOS
Companhia das Letras
DICIONÁRIO DE LUGARES IMAGINÁRIOS
Tradução: Pedro Maia Soares
#DICIONARIODELUGARESIMAGINARIOS
Um guia de viagem sobre lugares inventados pela literatura universal e brasileira - como Oz, Xanadu, Atlântida, o País das Maravilhas, o Sítio do Pica-Pau Amarelo e Pasárgada. Cenários consagrados existem ao lado de lugares menos conhecidos - mas não menos surpreendentes -, como Hooloomooloo, Frívola e Cacklogallinia, entre outros.
Apresentação
O Dicionário de lugares imaginários, de Alberto Manguel e Gianni Guadalupi, é um guia de viagem por lugares inexistentes - ou melhor, existentes apenas no terreno imaginário da ficção. Os autores fizeram um amplo levantamento de paisagens estranhas e exóticas, de cidades, países, ilhas, paraísos utópicos, mundos subterrâneos, muitos deles cenários de aventuras incríveis e, muitas vezes, absurdas.
O livro percorre a história da literatura, da Abadia de O nome da rosa ao País das Maravilhas, passando por locais menos famosos como Agzceaziguls e Cacklogallinia. Só não foram considerados paraísos, infernos e lugares localizados no futuro. Cada verbete é uma pequena obra de ficção inteligente e bem-humorada. Os locais são tratados como se de fato existissem, com descrições detalhadas, fiéis à fonte original. Entre as diversas informações, há a localização geográfica e a história dos lugares, o comportamento de seus habitantes, a flora e a fauna, pontos turísticos e até recomendações gastronômicas. Mapas e ilustrações enriquecem os tópicos.
O viajante literário tem a oportunidade de conhecer paisagens inusitadas como Frívola, a terra das maravilhas tênues, com seus cavalos tão frágeis que ninguém pode montá-los. Ou Capilária, região povoada por mulheres loiras gigantescas que devoram os bullpops (criaturas pequenas e indefesas, semelhantes a órgãos sexuais masculinos). Ou ainda Pauk, uma sala vazia cujo único habitante é uma aranha gigantesca.
Diferente de uma obra de referência usual, utilizada apenas para consultas eventuais, o Dicionário de lugares imaginários pode ser lido linearmente do começo ao fim. Esta edição foi enriquecida com alguns lugares famosos da literatura brasileira, como Antares, o Ateneu, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o Liso do Sussuarão e a lendária Pasárgada, do poeta Manuel Bandeira.
Ficha Técnica
Título original: THE DICTIONARY OF IMAGINARY PLACES
Tradução: Pedro Maia Soares
Capa: Victor Burton
Páginas: 512
Formato: 17.00 X 23.00 cm
Peso: 0.816 kg
Acabamento: Capa flexível
Lançamento: 13/10/2003
ISBN: 9788535904253
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia