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INSULTOS IMPRESSOS

Isabel Lustosa

Apresentação

Proibida durante o período colonial, a imprensa brasileira só passou a existir a partir de 1808, com a chegada de d. João VI, e entre 1821 e 1823 transformou-se na arena em que se discutiu o futuro do país. Este livro mostra uma outra visão da Independência, explicando como nobres, anônimos e poderosos usaram as páginas de jornais, muitas vezes de forma não civilizada, para debater suas idéias e interesses.

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Ficha Técnica

Título original: Insultos impressos Páginas: 528 Formato: 14.00 X 21.00 cm Peso: 0.65 kg Acabamento: Livro brochura Lançamento: 28/06/2000
ISBN: 978-85-3590-015-6 Selo: Companhia das Letras Ilustração:

SOBRE O LIVRO

Proibida durante o período colonial, a imprensa brasileira só passou a existir a partir de 1808, com a chegada de d. João VI, e entre 1821 e 1823 transformou-se na arena em que se discutiu o futuro do país. Este livro mostra uma outra visão da Independência, explicando como nobres, anônimos e poderosos usaram as páginas de jornais, muitas vezes de forma não civilizada, para debater suas idéias e interesses.

No Brasil da Independência, os ventos iluministas levam o homem de letras a deixar o papel de artista para assumir o de mentor da sociedade. Proibida durante o período colonial, a imprensa brasileira só passa a existir a partir de 1808, com a chegada de d. João VI, e entre 1821 e 1823 é eleita a arena por excelência para o debate sobre os rumos da nação luso-brasileira. De um lado, os liberais, pleiteando a permanência do príncipe regente e a convocação da Assembléia; de outro, os monarquistas, defendendo o absolutismo. Sob a lei do pseudônimo, o Visconde de Cairu, os influentes Andrada, o príncipe d. Pedro em pessoa e inúmeros outros personagens fascinantes usam as páginas dos jornais para debater idéias, ideais e interesses, não raro enveredando pelo discurso acalorado, pela ofensa pessoal, pelo insulto, pela difamação e até pelas vias de fato, num momento crucial - com freqüência hilário, mas às vezes chocante - da história brasileira.

Sobre o autor