Livro acessível
Títulos / Companhia das Letras / AVENTURAS NO MARXISMO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
AVENTURAS NO MARXISMO
Tradução: Sonia Moreira
Livro
R$ 59,90
Fechar
Escolha um vendedor
#AVENTURASNOMARXISMO
À luz de um certo "humanismo marxista" que julga necessário em tempos sombrios como os nossos, Berman faz um delicioso passeio pela obra de intelectuais que, como ele, dedicaram-se a interpretar os caminhos (e descaminhos) da modernidade, entre os quais Edmund Wilson, Georg Lukács, Walter Benjamin e, é claro, Karl Marx.
Apresentação
Este é o primeiro livro publicado por Marshall Berman desde Tudo que é sólido desmancha no ar. A coletânea reúne treze textos escritos num período de trinta anos e traz reflexões sobre alguns intelectuais que, a exemplo do autor, dedicaram-se a interpretar os caminhos e descaminhos da modernidade.
Berman alia a análise de temas políticos, filosóficos e culturais a uma visão saborosa da vida cotidiana de Nova York. É assim que, durante um passeio de ônibus pelo Bronx, ele observa a jovem negra que tranqüiliza a mãe, aflita com a possibilidade de uma gravidez precoce: "Não se preocupa, não, mãe. A gente é moderna. A gente sabe se cuidar". O olhar de Berman é o de um observador sensível às contradições e sutilezas que compõem a vida da "gente moderna".
Os mais de quarenta anos de envolvimento com o marxismo não o fizeram se esquecer do dia em que, ainda garoto, entrou numa livraria e encontrou um exemplar dos Manuscritos econômico-filosóficos de Karl Marx. Seu entusiasmo não arrefeceu com o passar dos anos. Ao contrário, o fracasso dos regimes comunistas só fortaleceu a idéia de que a retomada de um certo "humanismo marxista" se mostra cada vez mais necessária.
Ficha Técnica
Título original: ADVENTURES IN MARXISM
Tradução: Sonia Moreira
Capa: João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 312
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.395 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 17/10/2001
ISBN: 9788535901757
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia