Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / A COLONIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
A COLONIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO
Sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol - Séculos XVI e XVIII
Livro vencedor do prêmio União Latina 2004 / Categoria: Tradução Especializada (1o. lugar)
#ACOLONIZACAODOIMAGINARIO
Uma viagem de descoberta pelo México colonial. Em meio ao caos decorrente da conquista espanhola, grupos indígenas buscam adaptações capazes de devolver sentido ao mundo. Marcado pela violência, o encontro dos dois povos exigiu uma série de reinvenções culturais por parte dos índios, que criaram, assim, um mundo novo - colonial, mestiço e moderno.
Apresentação
Publicado pela primeira vez em 1988, este livro marcou época nos estudos sobre a colonização do México, dominados até então por duas tendências: a "arqueologia" dos mundos pré-hispânicos e a história da implantação espanhola no Novo Mundo. A colonização do imaginário se situa na interseção das duas questões.
O choque entre os dois povos exigiu uma série de adaptações por parte dos índios. Gruzinski analisa, por exemplo, os deslocamentos na composição e na forma dos pictogramas, e também o progressivo aparecimento da paisagem de fundo e da escrita alfabética nos mapas indígenas, marcando a gradual assimilação da representação ocidental de espaço.
Outras fontes já conhecidas são iluminadas por nova perspectiva. É o caso dos questionários aplicados pela administração espanhola na colônia. Gruzinski mostra, na própria formulação das perguntas, como os índios eram obrigados a rever suas concepções segundo critérios alheios.
Por meio de investigações como essas, o leitor descobre como os índios se submetiam às expectativas espanholas. E percebe que não apenas os índios mudavam nesse processo: também os espanhóis se tornavam "outros" ao recorrer a xamãs indígenas e ao tentar compreender o que diziam seus interlocutores. O mundo colonial mexicano é, assim, restaurado em seus aspectos mais sutis e, do ponto de vista das culturas indígenas sob domínio espanhol, mais fundamentais.
Ficha Técnica
Título original: LA COLONISATION DE L' IMAGINAIRE
Tradução: Beatriz Perrone-Moisés
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 488
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.611 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 18/06/2003
ISBN: 9788535903614
Selo: Companhia das Letras
Prêmios
Livro vencedor do prêmio União Latina 2004 / Categoria:
Autor

Assine a newsletter da Companhia