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A COLONIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO

Serge Gruzinski
Tradução: Beatriz Perrone-Moisés

Apresentação

Uma viagem de descoberta pelo México colonial. Em meio ao caos decorrente da conquista espanhola, grupos indígenas buscam adaptações capazes de devolver sentido ao mundo. Marcado pela violência, o encontro dos dois povos exigiu uma série de reinvenções culturais por parte dos índios, que criaram, assim, um mundo novo - colonial, mestiço e moderno.

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Ficha Técnica

Páginas: 488 Formato: 14.00 X 21.00 cm Peso: 0.611 kg Acabamento: Livro brochura Lançamento: 18/06/2003
ISBN: 978-85-3590-361-4 Selo: Companhia das Letras Ilustração:

SOBRE O LIVRO

Uma viagem de descoberta pelo México colonial. Em meio ao caos decorrente da conquista espanhola, grupos indígenas buscam adaptações capazes de devolver sentido ao mundo. Marcado pela violência, o encontro dos dois povos exigiu uma série de reinvenções culturais por parte dos índios, que criaram, assim, um mundo novo - colonial, mestiço e moderno.

Publicado pela primeira vez em 1988, este livro marcou época nos estudos sobre a colonização do México, dominados até então por duas tendências: a "arqueologia" dos mundos pré-hispânicos e a história da implantação espanhola no Novo Mundo. A colonização do imaginário se situa na interseção das duas questões.O choque entre os dois povos exigiu uma série de adaptações por parte dos índios. Gruzinski analisa, por exemplo, os deslocamentos na composição e na forma dos pictogramas, e também o progressivo aparecimento da paisagem de fundo e da escrita alfabética nos mapas indígenas, marcando a gradual assimilação da representação ocidental de espaço.Outras fontes já conhecidas são iluminadas por nova perspectiva. É o caso dos questionários aplicados pela administração espanhola na colônia. Gruzinski mostra, na própria formulação das perguntas, como os índios eram obrigados a rever suas concepções segundo critérios alheios.Por meio de investigações como essas, o leitor descobre como os índios se submetiam às expectativas espanholas. E percebe que não apenas os índios mudavam nesse processo: também os espanhóis se tornavam "outros" ao recorrer a xamãs indígenas e ao tentar compreender o que diziam seus interlocutores. O mundo colonial mexicano é, assim, restaurado em seus aspectos mais sutis e, do ponto de vista das culturas indígenas sob domínio espanhol, mais fundamentais.

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