Títulos / Companhia das Letras / COSMÓPOLIS
Companhia das Letras
COSMÓPOLIS
Don DeLillo


#COSMOPOLIS
Um dia na vida do milionário Eric Michael Packer, que percorre as ruas convulsivas de Nova York em sua limusine, de onde controla os negócios, recebe assessores e tem encontros amorosos. Ao mesmo tempo, o sistema financeiro global é arrastado para uma crise sem precedentes. Uma novela em forma de fábula - uma fábula amarga para os tempos pós-modernos.
Apresentação
Aos 28 anos, o empresário Eric Michael Packer fez fortuna com a especulação nas bolsas de valores de todo o mundo. Num certo dia do ano 2000, ele acorda e contempla a cidade de seu triplex no prédio residencial mais alto do mundo, em Nova York. Decide cortar o cabelo.
O presidente da República está na cidade, os mercados estão nervosos, um protesto antiglobalização toma conta de Times Square e o trânsito está abarrotado. Acompanhado do motorista e de seguranças, Eric demora o dia inteiro para percorrer dez quarteirões de Manhattan em sua limusine equipada com bar, banheiro, monitores conectados à internet e câmaras de vídeo.
Eric especula contra o iene, cuja cotação, segundo seus cálculos, deve começar a cair a qualquer momento. A moeda japonesa, porém, sobe sem parar. Durante a viagem, Eric encontra várias vezes por acaso a mulher com quem se casara poucos dias antes, a também milionária Elise. A relação deteriora a cada encontro, pois ela percebe que ele a trai sucessivas vezes ao longo do caminho.
No decorrer do dia, as certezas e os valores de Eric se mostram vazios e sua vida entra em colapso. O empresário perde mais e mais dinheiro - e também toda a fortuna de Elise -, até que o sistema financeiro global é arrastado para uma grave crise.
A história revela mais do que a falta de sentido de uma existência individual: ela aponta para o caráter perigosamente ilusório das bases que sustentam o mundo contemporâneo.

"A inteligência fervilhante de DeLillo e sua prosa afiada e incômoda [...] fazem cada episódio brilhar pleno de significado" - John Updike, The New Yorker

"Um romance narrado por uma voz sombria e reflexiva, lírica e de grande consciência literária" - The Whashington Post

"Assim como Philip Roth, DeLillo está em total sincronia com os prazeres instantâneos e os descontentamentos profundos da cultura contemporânea" - Entertainment Weekly


Ficha Técnica
Título original: COSMOPOLIS
Capa: Silvia Ribeiro
Páginas: 200
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.255 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 26/06/2003
ISBN: 9788535903768
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2017