Companhia das Letras
MCMÁFIA
Crime sem fronteiras
Misha Glenny

Tradução: Lucia Boldrini


#MCMAFIA
Numa narrativa eletrizante como um romance policial, um retrato vívido, sem retoques, daquilo que já foi chamado de "o lado negro da globalização": o crescimento exponencial do crime organizado em todo o planeta.
Apresentação
"Quando um sindicato do crime convence um Estado poderoso a concordar ou cooperar com suas negociatas, tem em mãos a senha mágica para a gruta dos tesouros de Aladim. Porque não existe organização criminosa mais bem-sucedida do que a que conta com apoio estatal", diz Misha Glenny a certa altura de McMáfia. O livro, de certa forma, é a comprovação cabal e a ilustração sistemática dessa afirmação.
O crime organizado, que cresceu e se ramificou em todo mundo a partir do colapso do comunismo soviético e da liberalização geral dos mercados, chega a movimentar cerca de 20% do PIB global, e conta quase sempre com algum grau de participação do poder político e dos detentores "legais" do capital.
Essa relação entre os governos, o capital e a ilegalidade pode ser simbiótica, como no caso do Estado-gângster da Transnístria, fronteiriço com a Moldávia e a Ucrânia, responsável por um intenso tráfico de armas russas para os teatros de guerra do mundo. Mas o conluio pode ser mais sutil e insuspeitado, como no exemplo da atuação da yakuza (a máfia japonesa) como coadjuvante de governantes e empresários no boom imobiliário japonês da década passada.
O autor realizou três anos de pesquisas e investigações em todos os continentes para mapear a proliferação das redes criminosas mundo afora e apresenta dados estarrecedores sobre ações ilícitas que vão desde o tráfico de mulheres russas para Israel até os crimes eletrônicos perpetrados em países como o Brasil e a Nigéria, das rotas do narcotráfico ao contrabando de petróleo, diamantes ou caviar.
Narrado de forma envolvente, com a história sendo contada em grande parte por seus próprios personagens - policiais, criminosos, vítimas -, McMáfia pode ser lido como um eletrizante romance policial. Com a aterradora diferença de que aqui o sangue e a violência são reais.

"'Por trás de toda grande fortuna há um grande crime', disse Balzac. Misha Glenny atualizou essa máxima para os nossos dias." - Christopher Hitchens

"Glenny investiga as organizações criminosas internacionais - que hoje representam grande parte da economia mundial - e explica como o submundo do crime ao mesmo tempo se aproveitou da globalização e contribuiu com ela." - Joseph Stiglitz
Ficha Técnica
Título original: MCMAFIA
Capa: João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 464
Formato: 16.00 x 23.00 cm
Peso: 0.720 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 20/06/2008
ISBN: 9788535912463
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2017