Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / POETAS QUE PENSARAM O MUNDO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
POETAS QUE PENSARAM O MUNDO
Vários autores
Livro
R$ 94,90
Fechar
Escolha um vendedor
#POETASQUEPENSARAMOMUNDO
Coletânea de ensaios em que intelectuais como Benedito Nunes, Antonio Cicero, Michel Déguy, José Miguel Wisnik e Jorge Coli traçam a história do pensamento humano sob a ótica da poesia.
Apresentação
"Em tempos de barbárie, recorramos, pois, aos poetas e suas cosmogonias", diz Adauto Novaes na introdução deste livro, cujo percurso vai de Lucrécio, que escreveu "o livro mais original e mais vigoroso da poesia latina", passando pelo Inferno de Dante, até chegar à "Máquina do mundo", de Drummond.
Os poetas-filósofos que participam desta coletânea tratam não apenas de poesia, mas da história do pensamento através da poesia. No ato poético, diz Maurice Blanchot, "a linguagem cessa de ser instrumento e mostra-se na sua essência, que é a de fundar um mundo". A mesma essência do pensamento, que funda as coisas e a realidade humana.
"Todo grande poeta é um excitante particularmente poderoso", diz Adauto. Diante dos múltiplos caminhos que percorrem este livro, o leitor começa por onde quiser. Aqui está o olhar moderno (e melancólico) de Baudelaire, visto por Jorge Coli e Olgária Matos; a negação sistemática do mundo feita por Drummond, sob os olhos de José Miguel Wisnik; as dúvidas filosóficas e políticas de Paul Valéry, expostas por Michel Déguy; a metafísica de Fernando Pessoa, por Haquira Osakabe; e ainda Hölderlin (por Antonio Cicero), T. S. Eliot (por Benedito Nunes), Homero (por Antonio Medina Rodrigues), Francis Ponge (por Marcelo Coelho), Shakespeare (por Carlos Antônio Leite Brandão), Goethe (por Márcio Suzuki), Rimbaud (por Marcelin Pleynet), Lucrécio (por Francis Wolff), Dante (por Newton Bignotto) e Camões (por João Adolfo Hansen).
Ficha Técnica
Título original: POETAS QUE PENSARAM O MUNDO
Capa: Moema Cavalcanti
Páginas: 480
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.720 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 15/08/2005
ISBN: 9788535907094
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia