Livro acessível
0
Carrinho
#AUSTERLITZ
Obra-prima de W. G. Sebald e um dos grandes romances deste século, Austerlitz é a crônica de um homem em busca de sua biografia. Vagando pela Europa ao sabor do horário dos trens e da erudição acadêmica, o professor Jacques Austerlitz mal suspeita que está a ponto de encontrar seus próprios passos perdidos em outro país e em outra época.
Apresentação
O professor Jacques Austerlitz explora a estação ferroviária de Liverpool Street, em Londres, coletando material para suas pesquisas, quando é subitamente tomado por uma visão retrospectiva que talvez o ajude a explicar, não tanto a "arquitetura da era capitalista", seu campo de estudos, mas sim o sentimento incômodo de ter vivido sempre uma vida alheia. A partir dessa experiência, suas andanças pelas ilhas britânicas e pelo continente europeu, sua mania fotográfica e sua memória minuciosa ganham ímpeto bem mais que acadêmico: Austerlitz passa a reconstruir a própria história, descobrir a própria biografia.
Para cumprir essa tarefa - ou esse destino - o herói do romance terá de ir e vir entre várias décadas, muitos países e os cenários mais díspares: um lar protestante no interior de Gales, um internato britânico, uma biblioteca em Paris, fortificações, palácios, campos de concentração, monumentos e banheiros públicos.
No fim dessa viagem - que converterá a biografia mais íntima do professor inglês em cifra da história européia no século XX -, está o momento em que tudo começou, com outros nomes, em outra língua, numa outra estação ferroviária, quando os horrores da Segunda Guerra e do Holocausto começavam a se anunciar.
Explorando temas como a perda, o desolamento e a inquietude mental, e misturando gêneros como as memórias, a história e a literatura de viagem, a prosa de Sebald foi imediatamente saudada no mundo todo por desafiar os limites da ficção. Como em todos os seus romances, o texto de Austerlitzé também costurado por uma série de fotografias quase enigmáticas: objetos, cartões-postais e lugares não identificados não são meras ilustrações da história - através delas, o autor parece sugerir algo mais.

"Sua narrativa sobre a odisséia de um homem durante os anos negros da história européia é uma das mais comoventes e verdadeiras do pós-guerra. Sebald é o Joyce do século XXI." - The Times

"Será ainda possível a grandeza literária? [...] Uma das poucas respostas disponíveis é a obra de W. G. Sebald." - Susan Sontag

"Uma reflexão extraordinária sobre o tempo e a perda. Um jeito novo de escrever, que combina ficção, memória, relato de viagem, filosofia e muito mais [...] A grandeza ainda é possível na literatura..." - John Banville, Irish Times
Ficha Técnica
Título original: AUSTERLITZ
Tradução: José Marcos Mariani de Macedo
Capa: Kiko Farkas / Máquina Estúdio e Elisa Cardoso/ Máquina Estúdio
Páginas: 288
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.360 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 28/04/2008
ISBN: 9788535912012
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia