Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / VARIEDADES DA EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA
Clique para ampliar
Companhia das Letras
VARIEDADES DA EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA
Uma visão pessoal da busca por Deus
Tradução: Fernanda Ravagnani
#VARIEDADESDAEXPERIENCIACIENTIFICA
Numa série de palestras proferidas em 1985, o astrofísico Carl Sagan discute a existência de Deus, expõe suas esperanças de encontrar vida inteligente em outros planetas e manifesta o desejo de que a religião seja usada para melhorar a vida do ser humano.
Apresentação
Mais de vinte anos antes do atual movimento ateísta, o astrofísico Carl Sagan questionava a visão tradicional de Deus num tom bem-humorado, de sólidas bases científicas, nas Palestras Gifford, promovidas pela Universidade de Glasgow em 1985 para discutir a "teologia natural". A relevância do tema na atualidade, marcada pelo extremismo religioso de todos os matizes, fez com que sua viúva e colaboradora Ann Druyan recuperasse as transcrições perdidas das conferências e as transformasse no livro Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus.
Como grande divulgador da ciência, Sagan tinha o dom de falar simples, mesmo se estivesse explicando mecânica quântica. Nas palestras, ressalta a predisposição do ser humano para acreditar nas coisas e relata equívocos históricos como a descrição dos enormes canais de Marte, no início do século XX.
Mesmo refutando a visão de Deus como um "homem grande de barbas brancas e compridas sentado num trono no céu e controlando o vôo de cada andorinha", o astrônomo não descarta a existência de alguma forma de inteligência superior, e abre uma detalhada discussão sobre a inteligência extraterrestre.
Ao contrário dos líderes do movimento ateísta, Sagan não menospreza toda e qualquer forma de religião. Para ele, as religiões podem desempenhar o útil papel de orientar o comportamento humano. O que critica é o fato de elas fazerem afirmações sobre ciência sem usar o método científico do ceticismo e da autocorreção.
Segundo sua viúva, Ann Druyan, organizar a edição das palestras ofereceu-lhe a "maravilhosa impressão de que havíamos de alguma maneira sido transportados de volta para as duas sublimes décadas em que pensávamos e escrevíamos juntos". Variedades da experiência científica estende ao leitor a oportunidade de voltar a aprender com Sagan, um homem que foi, em sua própria descrição, um cidadão do cosmos.

"Eis aqui uma amostra significativa de um legado admiravelmente valioso, deixado para todos nós por um grande ser humano." - Kurt Vonnegut
Ficha Técnica
Título original: THE VARIETIES OF SCIENTIFIC EXPERIENCE
Tradução: Fernanda Ravagnani
Capa: Kiko Farkas / Máquina Estúdio e Elisa Cardoso/ Máquina Estúdio
Páginas: 304
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.427 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 28/02/2008
ISBN: 9788535911329
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia