Publicado em 1957, Operação Massacre narra os bastidores da ação policial que resultou no fuzilamento clandestino de doze civis acusados de conspirar contra o governo ditatorial que depusera Perón um ano antes. Ao empregar técnicas narrativas da ficção, esta reportagem inaugura o jornalismo literário na Argentina.
Reunidos em uma casa na região metropolitana de Buenos Aires para acompanhar a transmissão de uma luta de boxe pelo rádio, doze homens são presos e levados para a delegacia na noite de 9 de junho de 1956, onde permanecem sem acusação formal ou julgamento até a manhã seguinte, quando enfim são conduzidos a um lixão nos limites da cidade e condenados sumariamente ao fuzilamento. Eram suspeitos de participar da tentativa de golpe de Estado que os generais peronistas Tanco e Valle haviam incitado naquela mesma noite.
A repressão ao golpe, imediata, empregou julgamentos sumários, fuzilamentos e prisões clandestinas, revelando o caráter violento do governo provisório que, um ano antes, havia deposto Juán Domingo Perón com a promessa de pacificar e devolver a liberdade ao país. Para reconstituir o percurso dos prisioneiros na noite do fuzilamento, o autor valeu-se de diálogos, contraposição de pontos de vista e outros recursos emprestados da ficção, conferindo à narrativa um ritmo ágil e tenso, próprio do romance policial - gênero com o qual Walsh tinha familiaridade, sendo primeiramente conhecido do público argentino como autor de contos e novelas de suspense.
Título original: OPERACIÓN MASACRE
Tradução:
Hugo Mader
Capa:
João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 288
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.354 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 30/09/2010
ISBN: 9788535917277
Selo: Companhia das Letras
CHICO MENDES - CRIME E CASTIGO
Zuenir Ventura
No começo de 1989, Zuenir Ventura foi enviado ao Acre para uma série de reportagens sobre o assassinato do seringueiro Chico Mendes, ocorrido em dezembro de 1988. Os textos deram ao repórter o prêmio Esso de Jornalismo. Quinze anos depois, em 2003, Zuenir retornou à região para concluir a grande reportagem sobre o herói dos Povos da Floresta.
Leia +
FAMA E ANONIMATO
Gay Talese
Textos que imprimem um retrato agudo do universo urbano de Nova York. Nas reportagens reunidas nesta antologia, o consagrado repórter americano ajudou a criar o "novo jornalismo". Publicado no Brasil em 1973 com o título de Aos olhos da multidão, o livro se tornou referência entre jornalistas e escritores. A edição inclui duas reportagens inéditas.
Leia +
FILME - Um retrato de Hollywood
Lillian Ross
Ao acompanhar a realização de um filme de John Huston, a jornalista Lillian Ross compõe um quadro que revela os meandros da indústria cinematográfica americana e o ambiente controvertido de Hollywood. Com apresentação de Matinas Suzuki Jr. e posfácio de Davi Arrigucci Jr.
Leia +
HIROSHIMA
John Hersey
A reportagem clássica sobre a bomba atômica que devastou a cidade de Hiroshima em 1945: um retrato de seis sobreviventes escrito um ano depois da explosão. Quarenta anos mais tarde, o autor reencontrou os entrevistados e completou o trabalho. Hiroshima permitiu que o mundo tomasse consciência do catastrófico poder de destruição das armas nucleares.
Leia +
HONRA TEU PAI
Gay Talese
Neste clássico do jornalismo literário, o autor de O reino e o poder e A mulher do próximo narra a ascensão e a queda de uma das grandes famílias da máfia americana. Edição revista e ampliada pelo autor, com nova introdução de Pete Hamill.
Leia +
O IMPERADOR - A queda de um autocrata
Ryszard Kapuscinski
O renomado correspondente Ryszard Kapuscinski traça um retrato da extravagância e da corrupção de que a corte do imperador Hailé Selassié I desfrutava enquanto a Etiópia se tornava um dos países mais miseráveis do mundo. Com posfácio de Mario Sergio Conti.
Leia +
RADICAL CHIQUE E O NOVO JORNALISMO
Tom Wolfe
No sétimo lançamento da coleção Jornalismo Literário, que reúne clássicos da reportagem do século XX, uma história do gênero que Tom Wolfe ajudou a criar e algumas de suas melhores matérias, selecionadas por Matinas Suzuki Jr.
Leia +
O REINO E O PODER - Uma história do "New York Times"
Gay Talese
Durante boa parte do século XX, The New York Times exerceu "o quarto poder" nos Estados Unidos. A história do jornal mais influente do mundo é apresentada aqui pelo editor Gay Talese, num clássico da história do jornalismo que ergue diante de nós o reino da imprensa, com suas lutas, conflitos e manipulações.
Leia +
O SEGREDO DE JOE GOULD
Joseph Mitchell
Colaborador da revista The New Yorker, Mitchell foi um dos maiores jornalistas americanos do século XX. A reportagem "O segredo de Joe Gould" (1964) conta a história de um homem que vivia como um mendigo - perambulando pelo Greenwich Village, bairro boêmio de Nova York - e planejava publicar um livro monumental: História oral do nosso tempo.
Leia +
STASILÂNDIA
Anna Funder
Em um relato de extraordinária qualidade literária, a australiana Anna Funder traça um emocionado perfil dos atos individuais de heroísmo e resistência que conduziram à queda do muro de Berlim. Posfácio de William Waack.
Leia +
VIDA DE ESCRITOR
Gay Talese
Gay Talese, um dos mais conceituados jornalistas norte-americanos - autor de O reino e o poder (uma história do New York Times) e A mulher do próximo (a crônica da liberação sexual americana nos anos 1960) - investiga agora o seu próprio trabalho.
Leia +
O XÁ DOS XÁS
Ryszard Kapuscinski
Neste misto de relato de viagem e reportagem, o jornalista polonês Ryszard Kapuscinski, um dos mais importantes cronistas de guerra do século XX, disseca as origens da Revolução Iraniana de 1979 ao narrar o processo de ascensão e queda do último xá do Irã.
Leia +