Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR
Clique para ampliar
Companhia das Letras
AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR
A ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado
#ASPESSOASEMPRIMEIROLUGAR
Nesta reunião de artigos e conferências, Amartya Sen e Bernardo Kliksberg apontam caminhos para a superação das injustiças sociais, sempre privilegiando uma mirada inovadora e humanista.
Apresentação
As pessoas em primeiro lugar constitui um verdadeiro manifesto contra as desigualdades que afligem os países em desenvolvimento. Em seus eruditos artigos e conferências, reunidos na primeira parte do livro, Amartya Sen trata de alguns dos temas-chave do novo século segundo seu pensamento econômico inovador, concentrando o foco nas iniquidades que atingem os sistemas de segurança social da maioria dos países. Segundo Sen, a solução passa pela reversão dos mecanismos de perpetuação da pobreza, da ignorância e da violência - um imperativo ético baseado na dignidade inalienável da pessoa humana.
Kliksberg, na segunda parte, se dedica a investigar os gargalos sociais do desenvolvimento da América Latina. O economista aborda o problema central da exclusão em suas múltiplas manifestações: jovens ao mesmo tempo desempregados e fora da escola, marginalização das populações indígenas e afro-americanas, violência urbana. Sua visão integral da economia - que não negligencia a importância das manifestações culturais - perpassa o amplo panorama estatístico apresentado, fundamentando propostas para a imediata redução e, no longo prazo, eliminação das injustiças causadoras do subdesenvolvimento.
Ficha Técnica
Título original: PRIMERO LA GENTE
Tradução: Carlos Eduardo Lins da Silva e Bernardo Ajzenberg
Capa: warrakloureiro
Páginas: 408
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.495 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 05/05/2010
ISBN: 9788535916645
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia