Livro acessível
Títulos / Companhia das Letras / SEMPRE EM MOVIMENTO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
SEMPRE EM MOVIMENTO
Uma vida
Tradução: Denise Bottmann
#SEMPREEMMOVIMENTO
A aguardada - e bem-humorada - autobiografia de um dos mais importantes pensadores de nossos tempos.
Apresentação
Quando Oliver Sacks tinha doze anos, um professor bastante sagaz escreveu num relatório: “Sacks vai longe, se não for longe demais”. Hoje está absolutamente claro que Sacks jamais parou de ir. Desde as primeiras páginas deste comovente livro de memórias, em que relata sua paixão de juventude pelas motos e pela velocidade, Sempre em movimento parece estar carregado dessa energia. Conforme fala de sua experiência como jovem neurologista no início dos anos 1960 - primeiro na Califórnia, onde lutou contra o vício em drogas, e depois em Nova York, onde começa a despontar como pesquisador -, vemos como sua relação com os pacientes veio a definir sua vida.
A ideia de estar sempre em movimento alimentou não apenas suas pesquisas, mas também sua vida. Quando revelou à família que era homossexual, ouviu de volta da mãe que ele era “uma abominação”. A mãe foi eventualmente perdoada, mas a sentença o fez abandonar a Inglaterra e o colocou na estrada. Nessas viagens, cruzando de ponta a ponta um país tão familiar quanto estrangeiro, surge o médico que viemos a conhecer: apaixonado, obstinado e perpetuamente curioso com o mundo.
Com a honestidade e o humor que lhe são característicos, Sacks nos mostra como a mesma energia que motiva suas paixões “físicas” - levantamento de peso e natação - alimenta suas paixões cerebrais. Ele escreve a respeito de seus casos de amor, tanto os românticos quanto os intelectuais, sobre a culpa de abandonar a família para ir aos Estados Unidos, sua ligação com o irmão esquizofrênico e os escritores e cientistas que o influenciaram - Thom Gunn, A. R. Lúria, W. H. Auden, Gerald M. Edelman, Francis Crick. Sempre em movimento é a história de um pensador brilhante e nada convencional, o homem que iluminou as muitas formas com que o cérebro nos faz humanos.

“Dr. Sacks escreve não apenas com o conhecimento de um médico, mas com uma empatia tchekhoviana com os pacientes e um entendimento metafísico de suas questões emocionais. Essa escrita, que o dr. Sacks afirma lhe dar um prazer ‘maior que tudo’, também foi um presente a seus leitores — de erudição, compaixão e uma compreensão infinita dos prazeres, dores e alívios da condição humana.” — Michiko Kakutani, The New York Times
Ficha Técnica
Título original: AUTOBIOGRAPHICAL WORK
Tradução: Denise Bottmann
Capa: Claudia Espínola de Carvalho
Páginas: 392
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.488 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 22/07/2015
ISBN: 9788535926132
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia